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1(ENEM - 2021)Número Original: 88Código: 10788049

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Aspectos da filosofia medieval nas práticas do ascetismo na Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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É preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos sem atender ao que a came quer ou não quer, mas trabalhando por sujeitá-la ao espírito, ainda que se revolte, Cumpre castigá-ia e curvê-la à sujeição, a tal ponto que esteja disposta para tudo, sabendo contentar-se com pouco e deleitar-se com a simplicidade, sem resmungar por qualquer incômodo. MEMPIS, T inação de Ciao Pego: Vozes 2018 Qual caracteristica do ascelismo medieval é destacada no texto? O Exaltação do ritualismo litúrgico. O Afirmação do pensamento racional. O Desqualificação da atividade laboral. O Condenação da alimentação impura. O Desvalorização da materialidade corpórea.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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2(ENEM - 2015)Número Original: 25Código: 6346510

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim. AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos politicos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado). No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como o regime de governo capaz de refrear os movimentos religiosos contestatórios. promover a atuação da sociedade civil na vida política. unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum. reformar a religião por meio do retorno à tradição helenística. dissociar a relação política entre os poderes temporal e espiritual. v O 000


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(ENEM- BR - 2020)Número Original: 72Código: 9010737

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Santo Agostinho .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência. SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado). Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma (A) natureza condicionada. competência absoluta. utilização facultativa. (C) aplicação subsidiária. (D) (E) autonomia irrestrita.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 58Código: 7456125

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Santo Agostinho .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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De fato, não é porque o homem pode usar a vontade livre para pecar que se deve supor que Deus a concedeu para isso. Há, portanto, uma razão pela qual Deus deu ao homem esta característica, pois sem ela não poderia viver e agir corretamente. Pode-se compreender, então, que ela foi concedida ao homem para esse fim, considerando-se que se um homem a usa para pecar, recairão sobre ele as punições divinas. Ora, isso seria injusto se a vontade livre tivesse sido dada ao homem não apenas para agir corretamente, mas também para pecar. Na verdade, por que deveria ser punido aquele que usasse sua vontade para o fim para o qual ela lhe foi dada”? AGOSTINHO. O livre-arbítrio. In: MARCONDES, D. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. Nesse texto, o filósofo cristão Agostinho de Hipona sustenta que a punição divina tem como fundamento o(a) desvio da postura celibatária. insuficiência da autonomia moral. afastamento das ações de desapego. distanciamento das práticas de sacrifício. violação dos preceitos do Velho Testamento. VOO


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     A     
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5(ENEM- BR - 2018)Número Original: 66Código: 6971192

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente. TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002. O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por O reiterar a ortodoxia religiosa contra os heréticos. O sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé. O explicar as virtudes teologais pela demonstração. O flexibilizar a interpretação oficial dos textos sagrados. O justificar pragmaticamente crença livre de dogmas.


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