Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Concepções filosóficas expressas em letras de música e outras formas de expressão artística .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2021)Número Original: 44Código: 10082053

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Concepções filosóficas expressas em letras de música e outras formas de expressão artística .f Questões de identificações (Filosofia)

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

A canção de Caetano Veloso fala de relação entre pessoas que se querem, realçando as contradições entre elas. Essa forma singular de ver o amor nos remete a concepções da filosofia pré-socrática, as Analise a letra da canção “O Quereres”, de Caetano Veloso. Onde queres revólver, sou coqueiro E onde queres dinheiro, sou paixão Onde queres descanso, sou desejo E onde sou só desejo, queres não E onde não queres nada, nada falta E onde voas bem alto, eu sou o chão E onde pisas o chão, minha alma salta E ganha liberdade na amplidão Onde queres família, sou maluco E onde queres romântico, burguês Onde queres Leblon, sou Pernambuco E onde queres eunuco, garanhão Onde queres o sime o não, talvez E onde vês, eu não vislumbro razão Onde o queres o lobo, eu sou o irmão E onde queres cowboy, eu sou chinês Ah, bruta flor do querer Ah, bruta flor, bruta flor Onde queres o ato, eu sou o espírito E onde queres ternura, eu sou tesão Onde queres o livre, decassílabo E onde buscas o anjo, sou mulher Onde queres prazer, sou o que dói E onde queres tortura, mansidão Onde queres um lar, revolução E onde queres bandido, sou herói Eu queria querer-te amar o amor Construir-nos dulcíssima prisão Encontrar a mais justa adequação Tudo métrica e rima e nunca dor Mas a vida é real e é de viés E vê só que cilada o amor me armou Eu te quero e não queres como sou Não te quero e não queres como és Ah, bruta flor do querer Ah, bruta flor, bruta flor Onde queres comício, flipper-vídeo E onde queres romance, rock'n roll Onde queres a Lua, eu sou o Sol E onde a pura natura, o inseticídio Onde queres mistério, eu sou a luz E onde queres um canto, o mundo inteiro Onde queres quaresma, fevereiro E onde queres coqueiro, eu sou obus O quereres estares sempre a fim Do que em mim é de mim tão desigual Faz-me querer-te bem, querer-te mal Bem a ti, mal ao quereres assim Infinitivamente pessoal E eu querendo querer-te sem ter fim E, querendo-te, aprender o total Do querer que há, e do que não há em mim quais dialogavam entre si sobre o princípio de todas as coisas. Com qual concepção ou filósofo a canção de Caetano tem afinidade? Com Platão, que acredita na dialética como método para se alcançar a verdade. Com Parmênides que identifica o ser e o não-ser, definindo que não se pode ser e não-ser ao mesmo tempo. Com Sócrates, pois a negação é sempre a possibilidade para se aprofundar a essência de tudo. Com Heráclito, que acreditava que o ser e o não-ser coabitavam a mesma unidade. Com nenhum dos filósofos pré-socráticos, porque eles interessavam-se, apenas, pela natureza.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.