Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Política dos Estados Unidos para a América Latina após a Segunda Guerra Mundial .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2022)Número Original: 19Código: 11855050

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Política dos Estados Unidos para a América Latina após a Segunda Guerra Mundial .f Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Exibir texto da questão

Para a América Latina, a administração Kennedy lançou a Aliança para o Progresso, projeto que previa reformas sociais e treinamento militar em contrainsurgência como pilares da estratégia estadunidense para evitar que a região seguisse o exemplo da revolução cubana. O programa emperrou na “ineficiência administrativa” e esbarrou em obstáculos estruturais: extrema desigualdade social, concentração de renda, miséria e resistência das elites a operar mudanças. Diante desse quadro, a política externa estadunidense rapidamente abandonaria o essencial do plano reformista do início da administração Kennedy para centrar-se na contenção do comunismo por outros meios. Em cinco anos de operação da Aliança para o Progresso, nove golpes militares foram deflagrados contra governos civis na região. JOFFILY, Mariana. A política externa dos EUA, os golpes no Brasil, no Chile e na Argentina e os direitos humanos. Topoi (Rio de Janeiro) [on-line]. 2018. v. 19. n. 38. p. 62. Adaptado. As disputas relacionadas à Guerra Fria extrapolaram o conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética, com efeitos sobre os países da América Latina. Durante esse período, a defesa dos interesses dos EUA Unidos em relação à América Latina foi realizada com o recurso a a) ações exclusivamente políticas, mediante a cooptação de lideranças políticas expressivas em cada país da América Latina em defesa dos interesses dos Estados Unidos. b) ações que associaram o treinamento militar e policial em operações de contrainsurgência, apoio à abertura do mercado aos investimentos externos privados e a golpes militares contra governos civis na América Latina. c) ações pautadas exclusivamente na cooperação econômica, com a implantação de projetos coordenados a partir do Programa da Aliança para o Progresso, com a promoção do desenvolvimento econômico e social. d) ações militares para o combate do crescimento da influência comunista, combinadas à busca pela preservação da democracia nos países da América Latina, como forma de expandir a influência dos Estados Unidos. e) ações exclusivamente econômicas que foram mantidas apesar de obstáculos estruturais como a extrema desigualdade social, concentração de renda, miséria e resistência das elites a operar mudanças.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(URCA - 2020)Número Original: 9Código: 10114480

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Política dos Estados Unidos para a América Latina após a Segunda Guerra Mundial .f Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2020
Questão de Vestibular - URCA 2020
Exibir texto da questão

“Se formos bem-sucedidos, se nosso empenho for arrojado o suficiente e determinado o suficiente, então o final desta década será marcado pelo início de uma nova era na experiência americana. Os padrões de vida de cada família americana estarão no auge, a educação básica estará disponível para todos, a fome será uma experiência esquecida, a necessidade de ajuda externa maciça terá passado, muitas nações terão entrado em um período de crescimento autossustentável e mesmo que ainda haja muito a fazer, cada república americana será a mestra de sua própria revolução” (Discurso do Presidente dos Estados Unidos J. F. Kennedy, por ocasião da criação da “Aliança pra o Progresso”, proferido no Salão Leste da Casa Branca e retransmitido em português, francês e espanhol pela “Voz da América”, 13 de março de 1961. IN FICO, Carlos. O Grande Irmão: da operação brother sam aos anos de chumbo — o governo dos Estados Unidos e a Ditadura Militar Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 27.). Sobre a política norte-americana para a América Latina após a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta: A) O fato de todos os países da América Latina terem permanecido neutros na Guerra, fez com que os norte-americanos, após a 2º Guerra Mundial, canalizassem seus esforços para a Europa, por intermédio do Plano Marshall; B) Nos primeiros dez anos após a Segunda Guerra Mundial, o governo norte-americano fez grandes investimentos no Brasil, diante da herança nacionalista deixada por Getúlio Vargas, ainda que este tenha se posicionado contrário aos Estados Unidos da América na Grande Guerra; C) Ao longo dos anos de 1960, os Estados Unidos mantiveram a politica de venda de armamentos e relações diplomáticas com os ditadores militares que governavam na América Latina, em troca eles se comprometiam na defesa do continente contra os ataques extracontinentais; D) Em 1958, a visita do Presidente Nixon à América do Sul foi um sucesso, sendo ovacionado pela população dos países por onde passava, principalmente na Venezuela, o que levou o governo norte-americano a uma política de grandes investimentos e desmilitarização da América Latina; E) O triunfo de Fidel Castro contra o regime socialista de Fulgêncio Batista, em 1959, e a imediata adesão ao comunismo da União Soviética e da China, fez com que os Estados Unidos rompessem as relações com Cuba e iniciassem uma política de apoio aos golpes militares na América Latina;


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?