Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Poliploidia (Cromossomos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2021)Número Original: 2Código: 10195822

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Características da poliploidia em frutos .f Uso de figuras (Biologia).t

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

Leia o texto e observe as imagens a seguir: Todos os morangos da feira livre são poliploides. O morango “esquisito” é o A natural, enquanto o morango “normal, que conhecemos, é o verdadeiro esquisito do ponto de vista da natureza. Quando se trata de diferenciar e classificar as inúmeras espécies de morango, o número de cromossomos que a planta possui é a chave. Todas as espécies de morango compartilham sete tipos comuns de cromossomos (n=7), B podendo ser de ploidia: 2n, 4n, 6n, 8n J e 10n. | ( => => Disponivel em: Tamanho! https://ideiasesquecidas.com/2019/02/09/moran Ploidia Tamanho nuclear Tamanho Celular do órgão gos-poliploides-invadem-a-terra/ . . . . ae - o Disponível em: https://medium.com/plant-cell-extracts/up-sizing-the-tale-of-the- (asmtao oe Plants orgistrawberry plant/ polyploid-giants-508f9f7db (Figuras Adaptadas) Acesso em: jan. 2020. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA. Algumas espécies de morango são diploides, o que significa que têm dois conjuntos de sete cromossomos (14 no total), estando representados na imagem A pelos morangos cultivados. Algumas espécies de morango são tetraploides (4 pares, 28 cromossomos no total), hexaploides (6 pares, 42 no total), octaploides (8 pares, 56 no total) ou decaploides (10 pares, 70 no total), estando representados na imagem A pelos morangos pequenos. De acordo com a imagem B, a ploidia se reflete no tamanho nuclear, celular e do órgão e, dessa forma, no tamanho do organismo. Então, pelo número cromossômico apresentado, esse morango deve ser um dos maiores autopoliploides. A ocorrência de erros meióticos, envolvendo falha na separação de homólogos, pode levar à formação de um poliploide. Assim, se o morango representado na imagem B formasse gametas diploides, estes, ao se encontrarem, determinariam a formação de um tetraploide. A poliploidia pode se originar quando são produzidos gametas não haploides, por causa da disjunção dos cromossomos durante a meiose. Então, se o morango com a ploidia representada na imagem B cruzar com espécie de igual ploidia, espera-se que surja um alopoliploide.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2018)Número Original: 4Código: 10006293

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Características da poliploidia de uma espécie .f Uso de figuras (Biologia).t

Questão de Vestibular - UPE 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: A Phyllomedusa híbrida, triploide (39 cromossomos): um ser improvável, de acordo com as regras clássicas da evolução. Uma perereca verde, das matas do Sudeste e Sul do Brasil, ganhou o nome de Phyllomedusa tetraploidea por causa de uma característica rara entre vertebrados, a poliploidia. Cada célula somática dessa espécie abriga quatro cópias de cada cromossomo, ou seja, é tetraploide. Haddad e outros biólogos concluíram que a nova espécie deve ser o resultado do cruzamento entre machos e fêmeas de uma espécie diploide (2n=26). A tetraploidea pode cruzar com os parentais, a Phyllomedusa distincta ou um ancestral comum. é e formar pererecas híbridas triploides (31=39). Isso, em geral, ocasiona a formação de descendentes estéreis, mas, às vezes, o resultado pode ser um animal que Haddad chama de quase estéril, no qual os cromossomos se organizam de modo a permitir a produção de uns poucos gametas viáveis, “desrespeitando as definições clássicas de isolamento reprodutivo entre espécies diferentes”, diz ele. Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/10/17/0s-primeiros-passos-de-novas-especies/ (Adaptado) Sobre ploidia e especiação, assinale a alternativa CORRETA. a) b) e) A maioria dos vertebrados, dentre esses, peixes, anfíbios, aves, répteis e mamíferos, possuem duas cópias de cada cromossomo em seus gametas e, por isso, são denominados diploides. A P. tetraploidea é tetraploide porque os espermatozoides e óvulos, que a originaram, eram diploides com duas versões de cada um dos 13 cromossomos do conjunto haploide da espécie. Os gametas da perereca triploide formarão descendentes viáveis com 26 cromossomos em cada célula somática, resultantes do mecanismo pós-zigótico por causa das diferenças comportamentais durante o acasalamento. Os descendentes triploides tentam cruzar com os parentais portadores de 52 cromossomos em cada célula somática, mas, em geral, são estéreis por causa da dificuldade do pareamento entre os quatro conjuntos de cromossomos. A espécie tetraploide apresenta mecanismo pré-zigótico de isolamento reprodutivo de inviabilidade do híbrido, no qual os descendentes são vigorosos, porém estéreis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.