“Em síntese, nossos
filhos e alunos têm o direito de saber que
as pessoas são diferentes. Que o mundo é
plural e a cultura é diversa. Que essa
diversidade deve ser conhecida, respeitada
e valorizada. E mais, que a diferença e a
diversidade são benéficas para a
convivência das pessoas, a manutenção da
democracia, e a sobrevivência da espécie.”
(Itamar Freitas, APUD, OLIVEIRA, Margarida Maria
Dias de (Coord.). História: ensino fundamental.
Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de
Educação Básica, 2010. P. 161, v. 21. Explorando o
ensino.)
Considerando o texto acima e os seus
conhecimentos sobre a História e Cultura
africana e indígena na História do Brasil,
assinale a única alternativa correta:
A)JOs estudos das matrizes culturais africanas e
indígenas em História levam
obrigatoriamente às práticas de racismo;
B)Ao longo das últimas quatro décadas os
movimentos indígenas e negros têm lutado
em defesa do “direito à própria história” por
muito tempo negada na educação básica e
quase sempre contada na perspectiva branca;
C) Os estudos das temáticas indígenas, africanas
e afrodescendentes impedem a tolerância e o
respeito ao “outro”;
D)Segundo dados do IBGE, a população
indígena brasileira não existe mais pois
passaram por total processo civilizatório nos
últimos anos;
E) Considerando o processo de
embranquecimento que a população brasileira
passou nos últimos cem anos, não há
necessidade de estudar e conhecer as origens
africanas e indígenas, sendo a cultura
europeia suficiente para explicar a história do
Brasil.