Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Diferenças no processo de formação dos Estados nacionais entre o Brasil e os outros países da América Latina após suas independências no século XIX .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP - 2023)Número Original: 1Código: 12818366

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

América Latina.b Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Diferenças no processo de formação dos Estados nacionais entre o Brasil e os outros países da América Latina após suas independências no século XIX .f Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - USP 2023
Exibir texto da questão

 “El Juramento de los treinta y tres orientales”, óleo sobre tela, de Blanes (entre 1875 e 1878). “Independência ou morte”, óleo sobre tela, de Pedro Américo (1888). https://blanes.montevideo.gub.uy/. https://www.gov.br/. “O quadro Independência ou Morte retrata o momento em que D. Pedro levanta a espada e proclama a independência do Brasil. Saliento, nessa obra, a pompa em sua composição que sobressai em todos os detalhes. Além disso, note-se que a luz esplendorosa que ilumina os personagens vem do alto, do céu. A tela do maçom Blanes representa o juramento de 33 homens que, em 25 de agosto de 1825, deram início à reconquista militar da Província Oriental [que] culminou com a independência nacional uruguaia. Enfatizo nesta pintura que os homens pisam num terreno plano e usam roupas comuns. Uma forte luz, que brota da terra, os ilumina, mostrando sua força e determinação interiores. Assim, Pedro Américo revestiu seu tema com grandeza, ressaltando as aparências exteriores. De outra parte, o uruguaio salienta as virtudes que vinham de dentro dos heróis, fazendo dos trajes apenas acessórios menores que não ofuscam a magnitude da cena histórica. Na minha visão, as escolhas pictóricas de Pedro Américo estão relacionadas ao imaginário simbólico da monarquia e as de Blanes foram inspiradas pelo ideário republicano. São as afinidades políticas que nos fazem entender as concepções diferentes dos dois pintores sobre o mesmo tema da independência.” PRADO, Maria Ligia C. “A pintura e a construção das identidades nacionais na América Latina”. Nossa América, Revista do Memorial da América Latina, n. 59, 2022; p. 22 e 23. Adaptado. Com base no texto e na leitura das imagens, responda: a) Como, no tema da tela pintada por Blanes, se articulam as histórias do Brasil e do Uruguai? b) Que elementos corroboram a ideia de pompa na pintura de Pedro Américo e de despojamento na de Blanes? Indique um elemento de cada imagem. c) Como, na visão da autora, as pinturas se relacionam com os regimes políticos adotados, após as independências, no Brasil e no Uruguai?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UDESC - 2019)Número Original: 38Código: 9717119

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

América Latina.b Diferenças no processo de formação dos Estados nacionais entre o Brasil e os outros países da América Latina após suas independências no século XIX .f

Questão de Vestibular - UDESC 2019
Exibir texto da questão

Os processos políticos, vivenciados no Brasil e em outros países da América Latina, apresentam diferenças bastante evidentes. Dentre elas pode-se citar: A. m B C. D O Brasil foi o Unico pais da América Latina a obter sua independéncia no século XIX. Diferentemente do que ocorrera em outros países da América Latina, o Brasil, após a proclamação de sua independência, tornou-se uma monarquia. O Brasil foi o único país da América Latina que não contou com a participação de Simon Bolívar em seu processo de independência. Diferentemente do que ocorrera em outros países da América Latina, no Brasil os grupos indígenas sempre obtiveram representatividade nas cúpulas governamentais. Diferentemente do que ocorreu no Paraguai, na Argentina e na Bolívia, no Brasil não houve a instalação de missionários Jesuítas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.