Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Revoltas Nativistas.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2022)Número Original: 23Código: 11716473

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre a Guerra dos Mascates no início do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Pernambuco.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

A restauração de Pernambuco à Coroa portuguesa afetou a organização socioeconômica da capitania, que dará sinais de instabilidade em fins do século XVII e início do seguinte, retratada no conflito que ficou conhecido como a “guerra dos mascates”. Referência: DA SILVA, Daniel. O Tráfico Transatlântico de Escravos de Pernambuco (1576-1851): Notas de Pesquisa. In: anpec.org.br. p. 03. As principais motivações desse conflito foram respectivamente a) o sentimento antilusitano e a disputa política pelo território da Paraíba. b) a União Ibérica e o sentimento antirrepublicano na capitania de Olinda. c) o declínio do comércio do Recife e a escassez de mão de obra escrava. d) a crise econômica de Olinda e o crescimento socioeconômico do Recife. e) a dominação holandesa e a unificação da capitania sob o governo de Nassau.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UECE - 2018)Número Original: 23Código: 7871482

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Aspectos dos movimentos nativistas a partir do século XVII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
Exibir texto da questão

Ocorridos entre os meados do século XVII até as primeiras décadas do século XVIII, os movimentos nativistas apresentam-se como os primeiros sinais de uma crise do sistema colonial. Sobre esses movimentos, é correto afirmar que A) tinham como principal objetivo a separação política entre colônia e metrópole, com a autonomia administrativa e a formação de novas nações livres nas regiões onde ocorriam. B) em Minas Gerais, com a Guerra dos Emboabas e a Revolta de Felipe dos Santos, no Maranhão, com a Revolta dos Beckman, e em Pernambuco, com a Insurreição Pernambucana e a Guerra dos Mascates, aparecem as divergências entre os interesses dos colonos e os da metrópole. C) ocorreram somente em locais que vivenciavam crises econômicas, como o Rio Grande do Sul (Farroupilha 1835-1845) e Pernambuco (Revolução Pernambucana de 1817). D) somente a Confederação do Equador, ocorrida no nordeste brasileiro, pode ser tomada como um legitimo movimento nativista, uma vez que não pretendia a separação política em relação a Portugal, mas, somente, maior autonomia administrativa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEMA - 2020)Número Original: 23Código: 7892685

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Causas e consequências da Revolta de Bequimão na cidade de São Luís no final do século XVII.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Leia sobre a revolta ocorrida em São Luis no século XVII. A Revolta de Bequimão, ocorrida em 1684, foi um ato de rebeldia dos habitantes da cidade de São Luis, chefiados por Manuel Bequimão, o qual também foi o que sofreu a mais dura pena entre os envolvidos no levante, sendo condenado à forca. Referindo-se à assinatura da sentença do fazendeiro Bequimão, pelo governador do Maranhão, o escritor João Lisboa, citando um testemunho da época, assim se expressa: “tão cheio de mágoa e de piedade, e com o braço tão trêmulo que a firma assinada depois pareceu de mão alheia”, MEIRELES, Mário Martins. História do Maranhão. 3.ed. São Paulo: Editora Siciliano, 2001. A Revolta de Bequimão ocorreu devido a) ao descontentamento com a Coroa Portuguesa e ao desejo de separação do estado colonial do Maranhão do império portugues para a criação de uma republica. b) aos abusos e às irregularidades da Companhia de Comércio do Maranhão e Grão-Pará e à jurisdição temporal e espiritual dos padres da Companhia de Jesus sobre os índios. c) à oposição das camadas populares, especialmente os índios livres, ao fim do monopólio dos missionários jesultas sobre as aldeias indigenas, e à revolta dos colonos com a substituição dos escravizados africanos por indigenas. d) as regalias concedidas aos fazendeiros da Companhia de Comércio das Indias Ocidentais e à exploração da mão de obra indigena na produção cafeeira. e) à insatisfação dos padres da Companhia de Jesus com as leis que permitiam a escravização dos africanos e o comércio irregular da produção algodoeira para as fabricas inglesas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FGV - SP - 2013)Número Original: 54Código: 6341395

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Aspectos e características da Revolta de Felipe dos Santos no início do século XVIII.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal — conde de Assumar — se casou em 1715 com D. Maria José de Lencastre. Daí a dois anos partiria para o Brasil como governador da capitania de São Paulo e Minas Gerais. Nas Minas, não teria sossego, dividido entre o cuidado ante virtuais levantes escravos e efe- tivos levantes de poderosos; o mais sério destes o celebrizaria como algoz: foi o conde de Assumar que, em 1720, mandou executar Felipe dos Santos sem julgamento, sendo a seguir chamado a Lisboa e amargurado um longo ostracismo. (Lanra de Mello e Souza, Norma e conflito. aspectos da história de Minas no século XVII) A morte de Felipe dos Santos esteve vinculada a (A) uma sublevação em Vila Rica, que envolveu vários gru- pos sociais, descontentes com a decisão de levar todo ouro extraído para ser quintado nas Casas de Fundição. (B) um movimento popular que exigia a autonomia das Minas Gerais da capitania do Rio de Janeiro e o ime- diato cancelamento das atividades da Companhia de Comércio do Brasil. (C) uma revolta denominada Guerra do Sertão, comandada por potentados locais, que não aceitavam as imposições colonialistas portuguesas, como a proibição do comér- cio com a Bahia. (D) uma insurreição comandada pela elite colonial, inspi- tada no sebastianismo, que defendia a emancipação da região das Minas do restante da América portuguesa, com a criação de uma nova monarquia. (E) uma rebelião, que contrapôs os paulistas — descobrido- tes das minas e primeiros exploradores — e os chamados emboabas ou forasteiros — pessoas de outras regiões do Brasil, que vieram atrás das riquezas de Minas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFMG- aa - 2010)Número Original: 27Código: 6388902

Primeira Etapa

Aspectos e características da Revolta de Felipe dos Santos no início do século XVIII.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2010
Exibir texto da questão

O século XVIII foi palco de uma série de movimentos e sedições, nos quais, em diferentes graus e a partir de diferentes estratégias, os vassalos da América Portuguesa procuraram redefinir o formato de suas relações com a Coroa Portuguesa. Considerando-se esse contexto, é CORRETO afirmar que A) arevolta de Filipe dos Santos, em Minas Gerais, na primeira metade desse século, reforçou os mecanismos de controle sobre os vassalos. B) arevolta do Vintém e a do Quebra-quilos, na segunda metade desse século, ao desafiarem a Coroa, colocaram em crise a sede do Vice-Reinado. C) arevolta dos Távora procurou estabelecer novos limites para a cobrança do Subsídio Literário, destinado à educação dos vassalos. D) os conflitos entre paulistas e emboabas, nas Minas Gerais, levaram à instalação das casas de fundição nessa Capitania.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?