Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Tratados e acordos entre os europeus.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2022)Número Original: 14Código: 11855045

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Mudanças nas perspectivas cartográficas do mundo após a independência das Províncias Unidas .f Mundo.b

Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Exibir texto da questão

Desde a antiguidade, os cerimoniais de posse incluíam o estabelecimento de uma nova toponímia a cada nova conquista. Igualmente no Novo Mundo, os conquistadores e as coroas outorgavam-se o direito de nomear as terras descobertas, invocando o princípio romano da res nullius: terras não ocupadas não constituíam direito de propriedade, assim como novos territórios ou ilhas deviam pertencer aos seus primeiros ocupantes. Após a Paz de Westfalia (1648) — que pôs fim a Guerra dos Trinta Anos e garantiu a Independência das Províncias Unidas -, as reivindicações de posse de novas regiões passaram cada vez mais a exigir a apresentação de descrições geográficas e documentação cartográfica. KANTOR, Iris. Cartografia e diplomacia: usos geopolíticos da informação toponímica (1750-1850). Anais do Museu Paulista. São Paulo. v.17. n.2. p. 39-61 jul.- dez. 2009. A Paz de Westfalia marca uma inflexão importante no tratamento das representações cartográficas, evidenciando a) a ideia de que o mundo está dividido em estados soberanos, que deveriam interagir igualmente dentro de uma ordem internacional baseada em regras. b) a retirada da religião do campo político, o que possibilitou uma ordem interna e internacional mais pacífica. c) o predomínio de uma “paz cristã”, baseada em ideias ocidentais de tolerância, nas quais a religião é um fator importante para os assuntos internacionais. d) a noção predominante, no pensamento filosófico da época, de que o direito natural estava acima dos títulos de descoberta, ocupação, prescrição e doação pontifícia. e) uma diferença significativa no modo de apreender e descrever o espaço vivido pelos europeus no século XVII, com o estabelecimento de fronteiras “naturais” (rios e montanhas).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ESPCEX - 2019)Número Original: 39Código: 9263865

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Tratados econômicos entre as nações europeias no período da Idade Moderna .f Europa.b

Questão de Vestibular - ESPCEX 2019
Exibir texto da questão

A industrialização da segunda metade do século XVIII, particularmente na Inglaterra, ini- ciou-se com a mecanização do setor têxtil, cuja produção tinha amplos mercados nas colônias inglesas. Qual tratado abriu as portas das colônias portuguesas para as manufaturas inglesas? [A] Tratado de Utrecht, de 1713. [B] Tratado de Methuen, de 1703. [C] Tratado de Paris, de 1763. [D] Tratado de Madri, de 1750. [E] Tratado de Utrecht, de 1715.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2007)Número Original: 16Código: 4108

Prova amarela

Tratados econômicos entre as nações europeias no período da Idade Moderna .f

Questão de Vestibular - ENEM 2007
Questão de Vestibular - ENEM 2007
Exibir texto da questão

A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos. K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade. negra no Brasil n: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTECIMEC, 2003, p. 37. Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que O a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente. a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente. o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil. a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Modema. a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa. vo oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2012)Número Original: 15Código: 10920

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Tratados econômicos entre as nações europeias no período da Idade Moderna .f Independência do Zimbabwe

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
Exibir texto da questão

A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Apos a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente MOYO,S. Atera aricana e às questões agrárias: a caso das lutas pola trra no Zimbábue. Inv FERNANDES, 8. M MARQUES, MI Mt: SUZUKI, J.C. Org) Goografia agrária teoria e poder São Paulo: Expressão Popular, 2007 Com base no texto, uma caracteristica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram: O Exploração do campesinato pela elite proprietária — Dominio das instituições fundiárias pelo poder público. O Adoção de práticas discriminatórias de acesso à terra - Controle do uso especulativo da propriedade fundiária. @ Desorganização da economia rural de subsistência — Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas. O Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar - Avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas. O Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador - Aumento da ocupação da população pobre em territórios agricolas marginais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.