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  • Sentido do conceito de dúvida metódica para aquisição do conhecimento no pensamento científico e filosófico de Descartes .f
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1(UEG - 2022)Número Original: 49Código: 11760188

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Sentido do conceito de dúvida metódica para aquisição do conhecimento no pensamento científico e filosófico de Descartes .f
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Questão de Vestibular - UEG 2022
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René Descartes (1596-1650), filósofo e matemático francês, é um dos inauguradores da filosofia moderna. Sua concepção integra o movimento de filósofos que promovem a emergência do racionalismo. Descartes desenvolve um método de análise que forneceria os fundamentos do pensamento que prevaleceria na modernidade, que consiste no ceticismo metódico. Com esse método, Descartes: a) b) e) d) e) cria uma nova interpretação da teologia com o objetivo de reforçar o catolicismo. fornece as bases para o desenvolvimento de explicações fundadas no senso comum. vê na dúvida o meio de se chegar à verdade, daí emerge sua máxima “penso, logo existo”. oferece elementos para a retomada da mitologia como forma de explicar a realidade. faz emergir o irracionalismo que se tornou a base do pensamento pós-moderno.


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     B     
     C     
     D     
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2(UFU - 2020)Número Original: 13Código: 9141177

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Sentido do conceito de dúvida metódica para aquisição do conhecimento no pensamento científico e filosófico de Descartes .f
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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René Descartes (1596-1650) pode ser considerado o pai da filosofia moderna, pois, em vários aspectos, permitiu uma visão crítica da filosofia medieval, especialmente no que se referia à possibilidade do conhecimento da natureza. Seu livro O discurso do método é um marco para esse ponto de virada filosófica e coloca, em destaque, a importância da dúvida metódica para a investigação científica. Nesse sentido, essa dúvida cartesiana implicava A) exercitar o método, obter e aceitar apenas ideias claras e distintas. B) duvidar de tudo, exceto das verdades da fé cristã já estabelecidas. C) aceitar os conceitos da filosofia tomista como verdades absolutas. D) só aceitar como indubitáveis as certezas que vierem dos sentidos.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UEL - 2016)Número Original: 55Código: 9436284

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Sentido do conceito de dúvida metódica para aquisição do conhecimento no pensamento científico e filosófico de Descartes .f
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Questão de Vestibular - UEL 2016
Questão de Vestibular - UEL 2016
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Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui du- vidoso e incerto; de modo que me era neces- sário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo nova- mente desde os fundamentos, se quisesse es- tabelecer algo de firme e de constante nas ci- ências. (DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p.93.) O desejo de evitar o erro, o caos e buscar a certeza, a ordem, por meio de um método de conhecimento, são marcas distintivas da modernidade. A respeito do problema do conhecimento e do mé- todo em René Descartes, assinale a alternativa cor- reta. a) A decisão de tentar desfazer-se das opiniões duvido- sas e incertas ampara-se em uma revelação divina, pois, ao pensar, o homem encontra Deus na origem do próprio pensamento, sendo Ele a primeira certeza fundadora da ciência. A dúvida é uma espécie de afecção episódica que toma conta dos que pensam demasiadamente no pro- blema dos fundamentos do conhecimento, mas cuja concepção e prática possuem uma importância limi- tada. A dúvida metódica pretendia inviabilizar a metafísica, uma vez que certezas científicas e verdades metafísi- cas, além de possuírem âmbitos de vigência distintos, também dizem respeito a domínios excludentes do co- nhecimento. O método é um procedimento por meio do qual os da- dos da experiência são acolhidos, tratados cientifica- mente e, após o processo de depuração e de crítica, são recolocados em sua relação com o mundo, trans- formando nossos juízos. A decisão inaugural a ser radicalizada pela dúvida, tor- nada metódica, por meio da qual surgirá a certeza, é o ponto de partida da crítica à tradição, seja na figura dos conhecimentos incertos ou das falsas opiniões.


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     A     
     B     
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4(UFPR - 2020)Número Original: 6Código: 7945749

Segunda Fase

Sentido do conceito de dúvida metódica para aquisição do conhecimento no pensamento científico e filosófico de Descartes .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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“Vejo tão manifestamente que não há indício concludente algum nem marcas suficientemente certas por cujo meio se possa distinguir nitidamente a vigília do sono que me sinto inteiramente espantado; e meu espanto é tal que ele é quase capaz de me persuadir de que estou dormindo”. (DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. /n: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.: FANTIN, M. E. (Orgs.) Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED- PR, 2009, p. 155.) Na passagem acima, Descartes apresenta um argumento para que se duvide das percepções sensíveis. Aponte e explique o argumento do autor.


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