Há já algum tempo eu me apercebi de que,
desde meus primeiros anos, recebera muitas
falsas opiniões como verdadeiras, e de que
aquilo que depois eu fundei em princípios tão
mal assegurados não podia ser senão mui du-
vidoso e incerto; de modo que me era neces-
sário tentar seriamente, uma vez em minha
vida, desfazer-me de todas as opiniões a que
até então dera crédito, e começar tudo nova-
mente desde os fundamentos, se quisesse es-
tabelecer algo de firme e de constante nas ci-
ências.
(DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Abril Cultural,
1978. p.93.)
O desejo de evitar o erro, o caos e buscar a certeza,
a ordem, por meio de um método de conhecimento,
são marcas distintivas da modernidade.
A respeito do problema do conhecimento e do mé-
todo em René Descartes, assinale a alternativa cor-
reta.
a)
A decisão de tentar desfazer-se das opiniões duvido-
sas e incertas ampara-se em uma revelação divina,
pois, ao pensar, o homem encontra Deus na origem
do próprio pensamento, sendo Ele a primeira certeza
fundadora da ciência.
A dúvida é uma espécie de afecção episódica que
toma conta dos que pensam demasiadamente no pro-
blema dos fundamentos do conhecimento, mas cuja
concepção e prática possuem uma importância limi-
tada.
A dúvida metódica pretendia inviabilizar a metafísica,
uma vez que certezas científicas e verdades metafísi-
cas, além de possuírem âmbitos de vigência distintos,
também dizem respeito a domínios excludentes do co-
nhecimento.
O método é um procedimento por meio do qual os da-
dos da experiência são acolhidos, tratados cientifica-
mente e, após o processo de depuração e de crítica,
são recolocados em sua relação com o mundo, trans-
formando nossos juízos.
A decisão inaugural a ser radicalizada pela dúvida, tor-
nada metódica, por meio da qual surgirá a certeza, é
o ponto de partida da crítica à tradição, seja na figura
dos conhecimentos incertos ou das falsas opiniões.