Neste ano, comemoramos o centenário de
nascimento do Patrono da Educação Brasileira, o
Professor Paulo Freire (1921-1997). Atente para a
seguinte passagem de sua autoria:
“[...] a educação é uma forma de intervenção no
mundo [...], que além do conhecimento dos
conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos
implica tanto o esforço de reprodução da ideologia
dominante quanto seu desmascaramento. [...] não
poderia ser a educação só uma ou só outra dessas
coisas. [...] É um erro decretá-la como tarefa apenas
reprodutora da ideologia dominante como erro tomá-
la como uma força de desocultação da realidade, a
atuar livremente, sem obstáculos e duras
dificuldades”.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes
necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,
1996, p. 98-99. - Adaptado.
No texto acima, o fato de a educação ser concebida
como uma prática que une em si reprodução e
desmascaramento da ideologia dominante,
filosoficamente, manifesta uma
A) incoerência, que desobedece ao principio lógico
de não contradição.
B) posição dialética, que concebe os processos
sociais como contraditórios.
C) concepção mecanicista, em que forças exteriores
se opõem e se chocam.
D) ideação moral subjetiva, que atua no sentido
contrário à realidade dada.