Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Processos e fatos históricos sobre as reformas romanas de inserção política dos plebeus .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2022)Número Original: 22Código: 11854923

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre as reformas romanas de inserção política dos plebeus .f Itália.b

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

O Período Republicano da História Romana foi marcado por lutas intensas entre patrícios e plebeus. Como resultado dessas lutas, várias leis foram aprovadas para tentar resolver os diferentes conflitos. Relacione corretamente essas leis, que modificaram a sociedade romana no período republicano, com suas respectivas finalidades, numerando a coluna II de acordo com a coluna 1. Coluna 1 Coluna II 1. Lei das Doze (_) Regulamentou a Tabuas. exploração das terras públicas. 2. Lei Canuleia (/) Autorizou a publicação das leis escritas. 3. Lei Licínia (/) Regulamentou o rebaixamento do preço do trigo. 4. Lei Frumentaria () Permitiu o casamento entre patrícios e plebeus. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) 3,1,4,2. B) 4,3,2,1. © 2,1,3,4. D) 1,2,4,3.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNITAU - 2020)Número Original: 11Código: 11561523

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre as reformas romanas de inserção política dos plebeus .f Europa.b

Questão de Vestibular - UNITAU 2020
Questão de Vestibular - UNITAU 2020
Exibir texto da questão

“Em primeiro lugar, plebeus recentemente enriquecidos forçaram a nobreza patrícia a lhes conceder acesso a um dos cargos a partir de 366 a. C.; apesar disso, só duzentos anos depois, no ano de 172 a. C., ambos os cônsules, pela primeira vez, foram plebeus. Esta lenta mudança levou a uma amplificação da composição do próprio Senado, uma vez que os antigos cônsules automaticamente tornavam-se senadores. O resultado foi a formação social de uma nobreza mais extensa, incluindo famílias patrícias e plebeias, em vez da derrubada do próprio sistema aristocrático, como tinha acontecido na época dos tiranos na Grécia. [...] A luta das classes mais pobres sempre fora conduzida por plebeus enriquecidos, que defendiam a causa popular para promover seus próprios interesses adventícios — e isso continuou verdadeiro até mesmo depois que os novos ricos ganharam acesso às fileiras da própria classe senatorial”. ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. 4 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1992. p. 52-53. A expansão de Roma durante o período da República acirrou as tensões entre plebeus e patrícios. A reinvindicação dos plebeus por direitos e participação no Senado recebia a oposição dos patrícios, porém de forma insuficiente para preservar a sua exclusividade nos cargos da República. O acesso dos plebeus ao Senado foi consequência das lutas com a nobreza patrícia. Sobre esse tema, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o resultado da participação dos plebeus no Senado de Roma. a) A participação de plebeus no Senado transformou o governo oligárquico de Roma, pois implicou a redução do poder da nobreza, ao promover o poder dos plebeus sobre os patrícios. b) A participação de plebeus no Senado alterou o governo oligárquico de Roma, pois possibilitou a aprovação de leis que reduziram as diferenças econômicas e políticas entre pobres e ricos. c) A participação de plebeus no Senado foi um recurso para comprometer toda a população com a transição para o governo monárquico, pois tornava mais fácil a escolha do imperador de Roma. d) A participação de plebeus no Senado não alterou o governo oligárquico de Roma, pois resultou na formação de uma nobreza mais extensa, ao associar patrícios e plebeus. e) A participação de plebeus no Senado alterou o governo oligárquico de Roma, pois possibilitou o início das conquistas militares e a escravização das populações conquistadas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.