Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Aspectos da perspectiva mitológica de apreensão da realidade concreta .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2019)Número Original: 42Código: 10018918

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (filosofia).g Aspectos da perspectiva mitológica de apreensão da realidade concreta .f

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir sobre o pensamento mítico: Disponível em: https://www.google.com.br/search? Não existe fenômeno natural nem da vida humana que não seja capaz de uma interpretação mítica e que não reclame semelhante interpretação. A coerência do mito depende, em muito maior grau, da unidade de sentimento que de regras lógicas. Essa unidade representa um dos impulsos mais fortes e profundos do pensamento primitivo. (CASSIRER, Ernst. Antropologia filosófica, México: Fondo de cultura económica, 2000, p. 114-126) Adaptado. No tocante ao pensamento mítico, a significância de explicação da realidade faz-se presente em sua narrativa. O que caracteriza a mentalidade primitiva não é sua lógica, mas seu sentimento geral da vida. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. Os relatos míticos têm a preocupação com a coerência lógica, em detrimento da unidade de sentimento. O pensamento mítico está desvinculado da confiança e da crença que vinham da autoridade religiosa do narrador. O pensamento mítico é uma tentativa fracassada de explicação da realidade, e sua lógica centrada no sentimento é incoerente. A singularidade do pensamento mítico está nos relatos que firmam os elos de aliança dos homens entre si e com seu meio ambiente. As narrativas míticas interpretam a realidade de forma ilógica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UECE - 2020)Número Original: 69Código: 11427744

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Aspectos da perspectiva mitológica de apreensão da realidade concreta .f

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

Atente para a seguinte passagem que expressa uma das mais importantes e longevas formas de explicação e de interpretação do mundo e da vida humana: “Odin é o mais poderoso e mais velho dos deuses. Ele conhece muitos segredos. Abriu mão de um dos seus olhos em troca de sabedoria. Odin tem muitos nomes. É o Pai de Todos, o senhor dos mortos, o deus da força”. Gaiman, Neil. Mitologia nórdica. Rio de Janeiro: Intrinseca, 2018. P. 19-20 (adaptado). Sobre esta forma de explicação da realidade, é correto afirmar que A) se trata da forma racional-filosófica de pensamento, subjacente à cultura dos povos da antiguidade, tais como gregos, romanos e nórdicos. B) se refere ao conhecimento artístico, tão característico das formas de expressão do início da vida social humana. C) representa a maneira mitológica de explicação da realidade, baseada, essencialmente, na existência de seres sobrenaturais que conduzem a vida humana. D) explicita o conhecimento científico ainda em seu início, baseado na proposição de percepções hipotéticas sobre a origem dos humanos a partir das divindades.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UECE - 2022)Número Original: 6Código: 11855025

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Grécia.b Aspectos da perspectiva mitológica de apreensão da realidade concreta .f

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

Observe os seguintes versos do poeta grego Hesíodo: “Tal é das Musas o sagrado dom para os homens. Pois é pelas Musas e por Apolo, que atira longe, Que nobres aedos (poetas) e citaristas há sobre a terra — Como por Zeus há reis”. HESÍODO. Teogonia, 93-103. Apud HARTOG, F. A história de Homero a Santo Agostinho. Trad. bras. Jacyntho Brandão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. Nos versos acima citados, o poeta nos informa de uma característica fundamental da tradição mítica (narrativa ou poética) grega de que o poeta épico A) narra com base em imaginação e criatividade próprias. B) baseia-se no imaginário comunitário e suas divindades. C) depende da inspiração nas mulheres, ou musas, que ama. D) recusa a tradição dos homens, apelando aos deuses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.