Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Processos e fatos históricos sobre os projetos políticos em conflito durante o Período Regencial .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2022)Número Original: 25Código: 11716475

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre os projetos políticos em conflito durante o Período Regencial .f Questões de identificações (Hist.) Brasil.b

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

Para entendermos os conflitos ocorridos nos primeiros anos do Segundo Reinado, temos que levar em consideração as discussões e reformas empreendidas durante o final do Período Regencial. Esse período foi marcado por revoltas, como Cabanagem, Balaiada, Sabinada, Guerra dos Farrapos, entre outras manifestações. A eclosão dessas revoltas fortalecia o clima de insegurança, fato que veio incentivar o ideal reformista e centralista nos seus últimos anos. (Adaptado) Referência: DA SILVA, Roberta Felix. Revoltas liberais no início do Segundo Reinado: Francisco de Salles Torres Homem imprensa e política. XXVII Simpósio Nacional de História. Conhecimento Histórico e diálogo nacional. UFRN, 2013, p. 03. Considerando o texto, as chamadas “revisões das reformas”, ações revisionistas que visavam devolver ao governo central os poderes “perdidos” com a descentralização regencial, foram assim caracterizadas: a) Regresso Conservador. b) Referendo Antiescravidão. c) Retorno ao Parlamentarismo. d) Reforma do Sistema Republicano. e) Reformulação dos Partidos Políticos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.