No início da década de 1920, o Brasil se preparou para
celebrar os cem anos de sua independência na Exposição
Internacional do Centenário da Independência do Brasil,
um de seus momentos simbólicos mais significativos.
Ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, entre 7 de setembro
de 1922 e 2 de julho de 1923, o evento mobilizou grandes
recursos financeiros e foi responsável pela reordenação do
espaço urbano. O Estado, por meio da comissão
organizadora do evento, incentivou pela primeira vez a
realização de documentários fílmicos.
(Adaptado de Eduardo Morettin, Um apóstolo do modernismo na
Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a
Independência. Film. Significação, 2012, n. 37, p. 77.)
A partir do texto, assinale a alternativa correta sobre o
evento do centenário da independência.
a) Este evento apostou no cinema e na exposição para
exibir de modo tradicional, aos brasileiros, um país
ibérico, associado às navegações modernas.
b) Esta política de celebração de centenários datava do
século XIX, envolvendo esporadicamente os serviços
diplomáticos do ocidente.
c) A política de associar o cinema à exposição do
centenário da independência evidencia uma vontade
do Estado em propagandear um país moderno.
d) O cinema e a exposição eram veículos de propaganda
política, continuando um projeto de tornar o Rio de
Janeiro o cartão postal da monarquia brasileira.