A indústria automotiva e a construção de estradas de rodagem foram especialmente estimuladas no Brasil
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durante o Estado Novo, uma vez que um dos eixos da política econômica varguista era o desenvolvimento de indústrias de
bens de consumo e infraestrutura para a substituição das importações de bens duráveis.
pelo governo de Juscelino Kubitschek, que facilitou a instalação de indústrias automobilísticas em território nacional no bojo
de sua política desenvolvimentista, que tinha como um dos focos a modernização da infraestrutura de transporte e a indus-
trialização.
durante a presidência de Gaspar Dutra, quando foi empregado o plano econômico “SALTE”, sigla que significava “saúde,
alimentação, transporte e energia”, metas prioritárias de seu governo que receberam vultosos investimentos com vistas ao
fim do subdesenvolvimento, inspiradas pela Teoria da Dependência.
durante o chamado Milagre Brasileiro, quando foram executadas políticas econômicas nacionalistas, com apoio da CEPAL
(Comissão Econômica para a América Latina), que resultaram, por exemplo, na criação do parque industrial da região do
ABC, em São Paulo.
pelo Plano de Metas desenvolvido durante o último governo Vargas, com a criação de um programa industrial estatal que
contou com apoio dos Estados Unidos como retribuição às bases militares cedidas pelo Brasil a esse país, durante a
II Guerra Mundial.