“Um estudo recente mostrou que optar apenas por uma política de expansão de ensino, dentro de um
prazo razoável, não é suficiente para melhorar os salários e impactar na distribuição mais igualitária de renda
do trabalho no país. A pesquisa foi realizada pelos sociólogos Marcelo Medeiros, do Instituto de Pesquisas
Econômica Aplicadas (Ipea), Rogério Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP), e Flávio Carvalhes, da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
[..] Através de simulações com dados estatísticos, o grupo concluiu que, se desde 1994 o Brasil tivesse
conseguido um sistema educacional "perfeito" em que os alunos de todo o país saíssem da escola com, no
mínimo, o ensino médio completo direto para o mercado de trabalho, a desigualdade hoje teria caído apenas
2%.”
Disponivel em: https:/brasil.elpais.com/brasil/2018/12/15/political1544829880_024075.html. Acesso em: 06 jun. 2021.
A partir da conclusão do estudo citado, é correto afirmar que a limitação do aumento da escolaridade
como fator de combate à pobreza e à desigualdade social revela
A) a necessidade de uma educação que vise à formação para o mercado de trabalho.
B) a crise na educação brasileira, causada pela ação de princípios ideológicos.
C) a importância da adoção de novas tecnologias para o ensino na modernidade.
D) como o sistema escolar é uma instituição social reprodutora da estrutura social.