Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Fundamentos teóricos da Indústria Cultural no pensamento de Adorno e Horkheimer .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2023)Número Original: 52Código: 12842687

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Fundamentos teóricos da Indústria Cultural no pensamento de Adorno e Horkheimer .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. O mundo inteiro é forçado a passar pelo filtro da indústria cultural. A velha experiência do espectador de cinema, que percebe a rua como um prolongamento do filme que acabou de ver, porque este pretende ele próprio reproduzir rigorosamente o mundo da percepção quotidiana, tornou-se a norma da produção. Quanto maior a perfeição com que suas técnicas duplicam os objetos empíricos, mais fácil se torna hoje obter a ilusão de que o mundo exterior é o prolongamento sem ruptura do mundo que se descobre no filme. ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/12876508/dialetica-do-esclarecimento-theodor-w-adorno-nre Acesso em: 10/04/2022. Sobre o tema abordado no texto, pode-se concluir que a) os meios tecnológicos se tornaram instrumentos de utilização crítica dos bens consumidos em sociedade. b) a venda de imagens do mundo tornou-se a propaganda de como esse mundo é e de como deve permanecer. c) os meios de comunicação de massa estimulam o público a pensar sobre a opressão da classe dominante, tornando-o um ser ativo e paradoxal. d) a cultura erudita e a cultura de massa são pontos de conexão e homogeneidade das classes sociais sem fins lucrativos. e) a reprodução técnica e em larga escala da arte e de outros bens culturais na indústria cultural valoriza o caráter singular dessas obras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEL - 2023)Número Original: 3Código: 13048769

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos - Sociologia

Questões com causas ou consequências (sociologia) Fundamentos teóricos da Indústria Cultural no pensamento de Adorno e Horkheimer .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. A indústria cultural conferiu poderes avassaladores à capacidade que a ideologia dominante possui de induzir o pensamento, a atenção e mesmo o olhar, a percepção, para os pontos por ela iluminados. A indústria cultural possibilitou, no século XX, a criação e o funcionamento de sociedades totalmente administradas, que já não precisam se empenhar em justificar suas prescrições e imposições: a massa dos consumidores tende a aceitá-las passivamente, considerando-as normais, legitimadas pelo simples fato de existirem. Num dos ensaios de Prismas, em 1951, Adorno escreveu: “A ideologia, a aparência socialmente necessária, é hoje a própria sociedade real”. (KONDER, L. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.84.) Com base nos conhecimentos sobre os conceitos de ideologia e indústria cultural e tendo como referência esse texto, explique a analogia entre ideologia e seu poder de iluminação, demonstrando por que essa relação é “uma aparência socialmente necessária”.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UPE - 2019)Número Original: 53Código: 10127560

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Fundamentos teóricos da Indústria Cultural no pensamento de Adorno e Horkheimer .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

. Os escritos dos primeiros teóricos da Escola de Frankfurt oferecem uma explicação distinta e original da natureza e do papel da ideologia nas sociedades modernas. Essa explicação é parte de uma análise ampla das características desenvolvimentistas das sociedades modernas e do destino do indivíduo nos tempos modernos [...] Horkheimer e Adorno deram atenção particular ao surgimento [de] um processo, que resultou na crescente mercantilização das formas culturais. Como consequência, diferentemente da maioria dos autores ligados à grande narrativa da transformação cultural, os primeiros teóricos da Escola de Frankfurt acentuaram a importância do desenvolvimento da comunicação de massa e tentaram repensar a natureza do papel da ideologia em relação a esse desenvolvimento. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 130. Sobre isso, é CORRETO afirmar que os estudos de cultura e ideologia permitiram compreender o funcionamento das sociedades que surgiram no período medieval. o desenvolvimento econômico de uma sociedade está relacionado ao surgimento de técnicas mais elaboradas de linguagem num determinado grupo social. a relação entre cultura e ideologia permite compreender sociologicamente o conceito de indústria cultural como instrumento motivador do consumo por meio da propagação do mundo capitalista. a comunicação de massa funciona como instrumento de socialização e reprodução dos processos produtivos, permitindo a organização de movimentos sociais que lutam contra as desigualdades. a internet se tornou um espaço livre de divulgação das produções capitalistas e, por isso, ela é um instrumento de comunicação de massa pouco utilizado pela indústria cultural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UECE - 2022)Número Original: 36Código: 11854994

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Fundamentos teóricos da Indústria Cultural no pensamento de Adorno e Horkheimer .f Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

Theodor Adorno e Max Horkheimer, pensadores da chamada Escola de Frankfurt na Alemanha de meados do século XX, procuraram demonstrar como a produção das artes e da cultura nos meios de comunicação como rádio, cinema e televisão se tornaram instrumentos de mistificação das massas a favor da manutenção do capitalismo. E para isto, as produções culturais passam pelo crivo da padronização para o consumo das multidões e perdem a capacidade de proporcionar reflexão nas pessoas. E, não à toa, tudo que surge como “inovação” e sucesso de consumo serve para que outros produtos artístico-culturais imitem e, assim, se estabelece a repetitividade e o padrão. É a indústria cultural. Partindo da visão crítica de Adorno e Horkheimer, é correto dizer que A) a indústria cultural se interessa pelos seres humanos como consumidores e, assim, reproduz arte e cultura em série como bens simbólicos reflexivos. B) a cultura é tomada como puro entretenimento das massas podendo, assim, proporcionar visões acríticas sobre o sistema de dominação social vigente. C) a indústria cultural possibilita a produção, em grande escala e seriada, de produtos culturais que servem de alívio nas horas livres dos trabalhadores. D) o industrialismo da arte e da cultura repensa a comunicação como um processo de integração e de circularidade cultural para os momentos de lazer.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?