Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Considerações sociológicas sobre o conceito de processo civilizador nas relações de poder entre o Estado e a sociedade .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2022)Número Original: 35Código: 11854992

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações sociológicas sobre o conceito de processo civilizador nas relações de poder entre o Estado e a sociedade .f Questões com causas ou consequências (sociologia) Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

Para Norbert Elias, sociólogo alemão, a relação Estado e Sociedade está ligada ao que ele classificou de “processo civilizador”. Na verdade, o Estado é uma “invenção sociotécnica” fruto desse processo civilizador que diz respeito a dois direcionamentos de “longa duração”: um que vai rumo a uma maior pacificação no âmbito da Estrutura Social denominado, pelo autor, de “sociogênese do controle social”, e outro, que ruma para uma autocontenção individual dos comportamentos nas sociedades, também por ele denominado de “psicogênese do autocontrole individual”, ou seja, um movimento próprio de autocontrole de cada indivíduo. Em resumo, tal concepção teórica procura demonstrar que, na verdade, o processo civilizador indica esta dupla tendência que, infelizmente, sofre recuos e não apenas avanços, mas resulta em uma relação entre Estado e sociedade que é cada vez mais pacificadora para o convívio social. No que diz respeito a esse processo civilizador na relação Estado e Sociedade, assinale a afirmação verdadeira. A) Quanto mais a sociedade cria interdependências entre seus membros, mais é indispensável tal processo de controle social e pacificação dos indivíduos. B) Esse processo civilizador tende a provocar o avanço de mais controle social pelo Estado para conter os excessos cometidos pelas sociedades. C) O processo civilizador aponta como o Estado é forçado a distribuir, com os membros da sociedade, o monopólio da força de controle social. D) A sociedade e o Estado avançam no autocontrole individual, psicogenético, investindo na repressão às forças instintuais indomadas dos seus membros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?