A partir de 1850, uma série de obras e atos
administrativos como a construção da estrada de
ferro de Baturité, iniciada em 1870; a instalação de
linhas de navios a vapor para a Europa e para o Rio
de janeiro, em 1866; a canalização de água potável
e a iluminação pública a gás carbônico, ambas em
1867; a criação da Biblioteca em 1867; os bondes
com tração animal em 1880; o surgimento de uma
fábrica de tecidos e o calçamento de ruas centrais,
em 1883; a criação de vários jornais, clubes de
lazer, escolas e do seminário da prainha; além de
entidades intelectuais como o Instituto do Ceará e
sociedades abolicionistas, entre outras, promoveram
melhorias e oportunizaram
A) a supremacia de Fortaleza sobre as demais
cidades da província do Ceará.
B) a lenta substituição do controle de Juazeiro do
Norte para Fortaleza, como centro de decisão
política na província.
C) a substituição de Aracati por Fortaleza, como
principal centro econômico do Ceará.
D) a multipolarização da supremacia no Ceará
entre as cidades de Icó, Crato, Sobral e
Fortaleza.