Para Durkheim (1989), partindo das religiões
mais elementares, como o totemismo australiano,
às mais complexas, como o cristianismo, em
essência, todas possuem a função de reforçar os
laços sociais e, assim, proporcionar coesão aos
grupos ou às sociedades. E, para isto, todas
religiões separam ou dividem o mundo entre o que é
sagrado e o que é profano. Os rituais e as
cerimônias de uma comunidade religiosa reafirmam,
aos seus membros, o que é sagrado e, assim, tudo
aquilo e todos aqueles que merecem reverência,
devoção, fé e respeito incondicionais. O profano,
diferentemente, é toda atividade da vida cotidiana e
que não esteja relacionada com os rituais e símbolos
que dão sentido para a comunidade de fé.
DURKHEIM, Émile. Formas elementares de vida
religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Ed.
Paulinas, 1989.
Considerando o pensamento de Durkheim sobre
religião, assinale a proposição verdadeira.
A) O Totemismo, o culto de totens dos aborígenes
australianos, é uma religião elementar porque,
a partir dele, se fundamentam todas as
religiões complexas.
B) As religiões são constitutivas das sociedades e
separam o mundo sagrado do profano, para
Durkheim, porque são, na verdade, enganações
ou ilusões.
C) Os símbolos, os rituais e os objetos religiosos
servem, para Durkheim, como demonstração da
força do social sobre os indivíduos unidos pelo
sagrado.
D) A oposição entre o sagrado e o profano nas
religiões nada tem de natural, mas está inscrita
no poder místico que toda a ação sacralizada
empreende.