Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Gênero, identidade e etnia.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2023)Número Original: 40Código: 13030737

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Fundamentos teóricos do conceito de afropessimismo no pensamento de Frank B. Wilderson .f

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Leia o trecho da entrevista com Frank B. Wilderson, pro- fessor de estudos afro-americanos na Universidade da Califórnia. — O que é o afropessimismo? — É uma lente de interpretação ou uma forma de teo- ria crítica. A maioria dos estudos raciais faz uma intervenção que eu chamo de reformista, que é dizer: como as pessoas na Bahia, por exemplo, podem conseguir casas melhores? Estou muito preocupado com essas perguntas. Mas, como um filósofo, um teórico crítico, não é nisso que emprego mi- nha energia. Minha energia está baseada no trabalho do psi- quiatra martinicano Frantz Fanon (1925-1961) e diz que, não importa aonde você vá, a negritude gera uma ansiedade para todos. Essa ansiedade é performada e negociada, e vai ser diferente em Nova lorque e em Havana. Nós sugerimos que a escravidão é uma dinâmica racial que não terminou. Não importa o que digam no discurso consciente, no inconsciente o corpo negro não é considerado um ser humano, mas um recurso para as pessoas. (Ana Luiza Albuquerque. “Negros não são vistos como humanos, mas objetos, diz autor de 'Afropessimismo”. www.folha.uol.com.br, 20.06.2021. Adaptado.) Nesse texto, o conceito de afropessimismo, elaborado por Wilderson, expressa a A) relevância dos estudos cognitivos. B) dificuldade de ascenção econômica. (A) (B) (C) retomada da tradição clássica. (D) expansão das relações globais. (E) E) realização de renovação social.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2021)Número Original: 13Código: 11749479

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Críticas sobre as definições filosóficas de gênero e identidade no pensamento de Simone de Beauvoir .f

Questão de Vestibular - UFU 2021
Exibir texto da questão

“[...] as ideias de Aristóteles não caíram totalmente em descrédito. Hegel estima que os dois sexos devem ser diferentes: um será ativo e o outro passivo e naturalmente a passividade caberá à fêmea. Para Hegel, o homem é assim, em consequência dessa diferenciação, o princípio ativo, já a mulher é o princípio passivo porque permanece dentro da sua unidade não desenvolvida”. BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo, fatos e mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970, p. 30. De acordo com o entendimento de Simone de Beauvoir, as ideias de Aristóteles e de Hegel revelam A) a igualdade de gênero nessa relação. B) a natural superioridade das mulheres. C) o domínio do homem sobre a mulher. D) que não há domínio entre os gêneros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2020)Número Original: 1Código: 9157200

Dois - Fase Única - Segundo Dia - Tipo 1

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Relações entre o ideal democrático nas sociedades contemporâneas e a luta das mulheres por igualdade de condições políticas, econômicas e culturais .f Mundo.b

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Leia o texto abaixo. [...] a grande maioria dos homens não coloca a mulher como uma inferior; estão hoje demasiado compenetrados do ideal democrático para não reconhecer todos os seres humanos como iguais. O homem pode, pois, persuadir-se de que não existe mais hierarquia social entre os sexos e de que, grosso modo, através das diferenças, a mulher é sua igual. [...] Assim é que muitos homens afirmam quase com boa-fé que as mulheres são iguais aos homens e nada têm a reivindicar, e, ao mesmo tempo, que as mulheres nunca poderão ser iguais aos homens e que suas reivindicações são vás. E que é difícil para o homem medir a extrema importância de discriminações sociais que parecem insignificantes de fora e cujas repercussões morais e intelectuais são tão profundas na mulher que podem parecer ter suas raízes numa natureza original. BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo, fatos e mitos. Trad. Sergio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970, p. 20. (Adaptado) A) Para a autora, o ideal democrático é suficiente para garantir a igualdade de condições entre os sexos? Justifique sua resposta. B) Conforme o texto, seriam justas as reivindicações das mulheres, considerando-se as relações concretas de existência entre os sexos”? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.