Leia o texto a seguir:
Os escravos chegados da região do Golfo da Guiné vieram principalmente atender as
necessidades específicas, como as do açúcar, no Nordeste, e as do ouro, no Sudeste. Já os
bantos foram presença majoritária e constante em todos os momentos da época escravista,
disseminando, por todo o território brasileiro, as bases de sua cultura, [...].
LOPES, Nei. História e cultura africana e afro-brasileira. São Paulo: Barsa Planeta, 2008, p. 54.
Sobre a herança cultural dos povos referidos no texto, é INCORRETO afirmar que
a) a capoeira foi trazida a Pernambuco pelos povos sudaneses, sendo, no início, praticada como
dança ritualista, porém, com a perseguição e opressão sofridas, os negros escravizados
aplicavam golpes de capoeira como recurso de ataque e defesa.
b) Xangô é o nome do deus africano cultuado nos rituais afrodescendentes, mas, em Pernambuco,
esse termo é utilizado para designar também a religião.
c) a linguagem pernambucana é constituída por vocábulos de origem afrodescendente, porém se
observa também a formação de um português popular, por exemplo, a supressão da letra /r/ no
final das palavras.
d) os terreiros de candomblé de Pernambuco elaboraram estratégias de burlar as perseguições
empreendidas pelo Estado, criando sociedades carnavalescas, a exemplo do maracatu, que
passou a ser reconhecido por Maracatu de Nação.
e) a culinária pernambucana está constituída por muitos temperos e pratos produzidos com produtos
trazidos durante o tráfico de negros, a exemplo do açafrão, do gergelim, da jaca, do pirão, do
cuscuz, do amendoim, da banana.