Os combates de gladiadores surgiram no sul da Itália,
chegaram a Roma no meio século Ill a.C. e foram
oficializados pelo Senado, em 105 a.C. Inicialmente
realizados durante as cerimônias fúnebres, pouco a
pouco eles foram perdendo seu caráter sagrado e se
transformaram em manifestações laicas, no início da
era cristã. Apesar de escravos, os gladiadores eram
esportistas de alto nível, pois cabia aos promotores das
lutas oferecerem um espetáculo de qualidade. Esses
combates representavam, para os gladiadores, cair
nas graças da multidão, fato que os levava à fama
Para conquistar o reconhecimento do povo, cidadãos
importantes, desde líderes locais até o próprio imperador,
ofereciam esses espetáculos ao público.
O governo de Otávio Augusto (30 a.C.- 14 d.C.), visando
aumentar a popularidade e diminuir as revoltas dos pobres
da cidade de Roma, ampliou a “política do pão e circo”
rent fast na, ao ve aca)
Sobre esse momento da história romana, é válido
afirmar que
(A) esses espetáculos públicos tinham um caráter
puramente religioso e evitavam as revoltas so-
ciais, pois os romanos temiam a ira de seus deu-
ses.
(B) a “política do pão e circo”, no fim da era cris-
tá, manteve o caráter sagrado dos combates de
gladiadores, pois muitos desses participantes
ofereciam sua vida ao deus cristão
(C) a política do “pão e circo”, ampliada por Otávio
Augusto, pôs fim às desigualdades sociais entre
patrícios e plebeus.
(D) os combates entre gladiadores, promovidos nos
estádios, serviam para diminuir a insatisfação
popular contra os governantes.
(E) as lutas de gladiadores surgiram no sul da Itá-
lia para pôr fim a revoltas sociais ocorridas no
governo de Otávio Augusto, no século Ill a.C