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  • Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f
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1(UEMA - 2022)Número Original: 22Código: 11657675

PAES - Prova Objetiva

São Paulo.b Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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O quadro Abaporu faz parte do movimento antropofágico nas artes plásticas. A Semana de Arte Moderna, de 1922, ocorreu entre os dias 12 a 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, no bojo das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Tarsila do Amaral. Abaporu. 1928 https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/11/0-que-foi-a-semana-de-arte-moderna Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que a) tinha influência do barroco contemporâneo na pintura e na literatura, pelo rebuscamento nas imagens e a escolha de temas antropomórficos; congregou artistas de diversas áreas, como a pintura, escultura, arquitetura, dança, música, literatura. b) seguia os padrões estéticos europeus do realismo, com influência das ideias dos artistas ligados à arte abstrata; contou com o patrocínio de diversos membros da burguesia industrial que ali se consolidava. c) representou um momento de renovação artística e cultural da cidade de São Paulo, com a defesa de uma arte politicamente engajada; seguia a tendência estética da renovação parnasianista, especialmente na poesia. d) buscava romper com influências das estéticas estrangeiras, adotando uma arte brasileira autêntica; reuniu novos artistas influenciados pelas vanguardas europeias, tornando a arte moderna uma realidade cultural no Brasil. e) era contrária ao racionalismo e aos valores burgueses, representando os anseios das ascendentes oligarquias cafeeiras paulistas; foi promovida por artistas revolucionários, tornando-se um marco para o modernismo brasileiro.


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2(UNESP - 2022)Número Original: 40Código: 11573892

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Observe a charge de Belmonte, publicada na primeira página da Folha da Noite, em 20 de fevereiro de 1922. “SEMANA DE ARTE MODERNA” — Estás vendo, minha filha, aquelles é que são os artistas! Coitados, não? Tão moços...! (https://fotografia.folha.uol.com.br, 25.02.2021.) Ao representar a Semana de Arte Moderna, a charge ironiza (A) o atraso da arte brasileira em relação ao que era produ- zido no resto do Ocidente. (B) a inexistência de preocupações, entre os artistas da van- guarda, com a cultura popular. (C) a irracionalidade que caracterizava a produção dos parti- cipantes da vanguarda. (D) o descompasso entre as propostas renovadoras da van- guarda e o gosto tradicional do público. (E) a formação técnica limitada dos artistas, que não conse- guiam obter efeitos realistas.


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3(UPE - 2019)Número Original: 31Código: 10127518

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UPE 2019
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O modernismo brasileiro constitui interessante intermediação entre os dois polos do modernismo latino-americano, representados pelo México e pela Argentina, no panorama das artes plásticas, nos anos 1920, em nosso continente. O primeiro, nacionalista-americanista, em função dos propósitos da revolução social mexicana. E o segundo, na Argentina, com a direção internacionalista já em fase de afirmação. FONTE: AMARAL, Aracy. O modernismo brasileiro e o contexto cultural dos anos 1920. São Paulo: Revista da USP, nº 94, 2012, p. 9-18. (Adaptado) No Brasil, as duas principais características do movimento retratado no texto foram a) regionalismo e socialismo. b) internacionalismo e nacionalismo. c) republicanismo e conservadorismo. d) antiescravismo e parlamentarismo. e) protecionismo e desenvolvimentismo.


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4(UNITAU - 2019)Número Original: 19Código: 11489149

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Questão de Vestibular - UNITAU 2019
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Em nenhum lugar, porém, a insurgência dessa nova ordem cultural se deu sem enfrentar fortes resistências. Em São Paulo, particularmente, as circunstâncias ainda lhe eram algo adversas. O impacto avassalador da Guerra chegou aqui arrefecido nos seus efeitos culturais, quer pela atenuante da distância e das comunicações precárias, quer pela participação irrelevante do Brasil no conflito. O equilíbrio dominante era conservador, com limitada flexibilidade e mesmo tolerância, para se revestir do novo prestígio das tinturas modernas. SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 34. A transformação de São Paulo em uma cidade cosmopolita decorreu de um rápido processo de urbanização e de industrialização. A transformação da cidade em metrópole tem momentos de conflito, como a Semana de Arte Moderna, de 1922, e a incompreensão de parte do público quanto às propostas apresentadas na Semana. Essa foi uma transformação complexa e com contradições significativas entre os portadores de valores modernos e a estrutura social de São Paulo na década de 1920. Esse conflito pode ser caracterizado a partir de questões como a) os valores modernos, que representavam a afirmação da nacionalidade brasileira a partir da arte, em oposição à crescente insatisfação dos imigrantes quanto à desvalorização das manifestações culturais tradicionais. b) as tinturas modernas presentes na arte e a industrialização, com sua consequente transformação da cidade em metrópole, o que descontentava a elite industrial paulistana. c) a difusão dos conceitos e valores modernos, o que foi crescente durante a década de 1920, porém com limitada capacidade de propagação e adesão em razão do equilíbrio conservador presente na sociedade paulistana. d) a utilização da arte moderna pelos imigrantes estrangeiros como forma de afirmação das suas tradições culturais, o que desagradava o equilíbrio conservador da sociedade paulistana. e) a adesão dos operários paulistanos aos valores modernos, para manifestar sua insatisfação com as condições de trabalho nas fábricas controladas pela elite industrial conservadora.


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5(UEA - 2021)Número Original: 18Código: 12957038

SIS - Segunda Série - Triênio 2022 a 2024

Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
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Sejamos sinceros: futurismo, cubismo, impressionismo e tutti quanti! não passam de outros tantos ramos da arte cari- catural. É a extensão da caricatura a regiões onde não havia até agora penetrado. Caricatura de cor, caricatura de forma — caricatura que não visa, como a primitiva, ressaltar uma ideia cômica, mas, sim, desnortear, aparvalhar o espectador. (Monteiro Lobato. “Paranoia ou mistificação”. O Estado de S.Paulo, 20.12.1917. Adaptado.) " tutti quanti: todo o mundo. A controvérsia protagonizada por Monteiro Lobato deveu-se (A) (B) à defesa da manutenção da arte consolidada tradicional- mente, enquanto os modernistas atuavam no sentido das transformações estéticas. ao seu repúdio pelas caricaturas, afirmando que tais re- presentações eram comuns na Europa, mas não deve- riam ser classificadas como manifestações artísticas no Brasil. ao fato de que os modernistas eram financiados pelas oligarquias cafeeiras, despertando a indignação do autor com a falta de participação popular no movimento. à discordância com os estilos pictóricos importados, que procuravam substituir a longa tradição da literatura re- gionalista brasileira na representação das comunidades rurais do país. ao seu apreço pelas vanguardas europeias, chamando a atenção dos artistas brasileiros para que buscassem se aproximar mais das características destas correntes.


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