Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Crises do século XIV na Europa medieval.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2021)Número Original: 21Código: 13024544

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Aspectos da lepra e seus significados para a sociedade europeia medieval .f Europa.b

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

Até o século XIV, houve uma doença muito disseminada e muito temida: a lepra. Nas cidades, foram construídos hos- pitais especializados para os leprosos. [...] Como se pensava que a lepra era contagiosa, os leprosos que andavam pelas ruas deviam sacudir uma espécie de sineta, a “matraca”. (Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.) Alepra (ou hanseníase) era temida na Idade Média porque (A) o conhecimento científico era precário, desconhecia-se que a doença era facilmente curável e que só era trans- mitida pelo contato sexual entre as pessoas. (B) a única cura conhecida da doença dependia de poções e unguentos mágicos, mas a Igreja católica impedia a di- vulgação desses rituais de feitiçaria. (C) representava, além do risco do sofrimento e da morte, a existência de preconceitos sociais e a crença de que a doença era uma manifestação da vontade e do castigo divinos. (D) foi mais devastadora que a peste negra, que era dissemi- nada pelas pulgas dos ratos e que atingia principalmente os moradores das áreas rurais. (E) era frequentemente confundida com a disenteria, origi- nária da América, que provocou milhões de mortes nas áreas centrais e orientais da Europa, entre a Idade Média e a Idade Moderna.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 49Código: 6077762

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Aspectos das crises que eclodiram na Europa medieval a partir do século XIV e suas consequências .f Europa.b

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

Entre 1315e 1317 sucedem-se pesadas chuvas por todo o norte da Europa Ocidental, de forma tão intensa e ininterrupta que os cam- pos são devastados e as colheitas perdidas, gerando uma situação de calamidade para o mundo camponês e que se soma aos vários anos bons que haviam levado o preço dos cereais a níveis bastante baixos. Sem colheitas e sem poupança, o mau tempo inaugura o grande movimento de crise do século XIV. (Francisco C. Teixeira da Silva, Sociedade feudal: guerreiros, sacerdotes e trabalhadores) Pode-se apontar, entre outros elementos, como parte da cha- “mada Crise do Século XIV, (A) o progressivo processo de enfraquecimento das monar- quias nacionais, em especial da França, diante da forte resistência liderada pela fração da nobreza voltada aos negócios financeiros. (B) a enorme disparidade entre a frágil produção de alimentos e o crescimento da população europeia, este resultado da ausência de conflitos bélicos e de revoltas populares importantes. (C) o efeito positivo das revoltas camponesas para a maioria dos trabalhadores dos campos e das cidades, especial- mente na Europa Oriental, pois houve para estes consi- deráveis aumentos salariais e a concessão do direito à sindicalização. (D) o descompasso entre uma produção de mercadorias sempre menor do que a entrada de metais amoedáveis na Europa, provocando um inédito processo de hiperin- flação, que paralisou a atividade produtiva no final do século. (E) aconversão da prestação do trabalho gratuito — a corveia —ao senhor, pelo pagamento em produto ou em dinheiro por parte do servo, que representou um dos passos em direção à dissolução dos laços servis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNICAMP - 2022)Número Original: 49Código: 11674869

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e X

Processos e fatos históricos sobre a peste negra na Baixa Idade Média .f Questões com imagens (Hist.) Europa.b

Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Exibir texto da questão

Giacomo Borlone de Buschis, O triunfo da morte a reunião dos três vivos e dos três mortos. Parte superior de afresco na cidade de Clusone (Italia), século XV. Na Europa medieval cristã, prevalecia a ideia de que a morte era a transição para uma vida espiritual plena. Os ritos fúnebres buscavam assegurar uma passagem organizada para esse outro plano e evita-se mostrar o processo de decomposição dos corpos. A chegada da peste negra rompeu com essa concepção. De acordo com a historiadora Juliana Schmitt, a doença deixava marcas no corpo, as pessoas morriam de repente, algumas em locais públicos. A ideia apaziguadora da morte, na concepção cristã, foi substituída pela ideia de morte caótica, causada pela peste. As imagens cotidianas relacionadas ao surto da doença passaram a ser reapresentadas no campo das imagens e na literatura, no que hoje se conhece como “estética macabra”. O que caracteriza as obras macabras é a ênfase dada aos processos de decomposição do corpo. A estética é anterior ao período medieval, mas foi impulsionada pela peste negra. (Adaptado de Christina Queiroz, Pandemia como alegoria. Revista Pesquisa Fapesp. Edição 294. ago. 2020.) Com base na imagem e no excerto, assinale a alternativa correta: a) A peste negra, enfrentada pela Europa do século XIV, afetou as representações da morte nas artes visuais, propondo reflexões sobre o potencial das ciências modernas para a resolução da peste à época. b) A estética do macabro, criada na Idade Média, é acionada pelas artes visuais como elemento valorizador da vida, gerando a negação dos contextos sanitários marcados pela peste e pela morte. c) A estética do macabro declinou no período medieval, ficando restrita a um ambiente religioso, católico e temente ao juízo final, como apresenta a obra através das figuras dos reis e das autoridades religiosas. d) A peste negra tornou-se uma referência presente na estética do macabro, que faz alusão a caveiras e cadáveres entre os vivos, compondo um ambiente festivo e aterrador.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPR - 2022)Número Original: 18Código: 11750380

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das crises que eclodiram na Europa medieval a partir do século XIV e suas consequências .f Europa.b

Questão de Vestibular - UFPR 2022
Exibir texto da questão

Leia o seguinte excerto: [..] o acúmulo de agressões que atingiram as populações do Ocidente de 1348 ao começo do século XVIII criou, de alto a baixo do corpo social, um abalo psíquico profundo [...]. Constitui-se um “país do medo” no interior do qual uma civilização se sentiu “pouco à vontade” e povoou de fantasmas mórbidos. (DELUMEAU, J. História do Medo no Ocidente: 1300-1800, Uma Cidade Sitiada. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 43.) De acordo com os conhecimentos sobre a Europa no século XIV, são duas das principais “agressões” relacionadas ao excerto acim: a) acrise do sistema mercantilista e as revoltas burguesas. b) a querela das investiduras e as controvérsias iconoclastas. c) a chamada caça às bruxas e as expedições cruzadas. d) a guerra das Duas Rosas e as invasões dos hunos. e) a epidemia de peste bubônica e as ondas de fome.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UPE - 2022)Número Original: 28Código: 11716061

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre a peste negra na Baixa Idade Média .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Europa.b

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

A seguir, têm-se três afirmações sobre a Peste Negra, que afligiu Ásia, Europa e África nos séculos XIII e XIV: |. Os doentes padeciam durante dias com bubões, ou furúnculos, espalhados pelo corpo (a forma bubônica) ou com hemoptises terríveis (a forma pneumônica). Seu sangue tornava-se escuro e espesso, o odor dos corpos era terrível. IH. O pior momento da doença, no qual centenas de vidas eram ceifadas diariamente, nas maiores cidades ocidentais, foi extremamente rápido, pouco mais de dois anos, entre 1348 e 1349. Ill. A extrema virulência do surto da Peste Negra transformou as populações atingidas: confrontados com a morte certa que se aproximava, muitos se voltaram para o desfrute dos prazeres mundanos, abdicando de quaisquer esperanças espirituais futuras. Estão CORRETAS a) I,llelll. b) Il, apenas. c) lell, apenas. d) lelll, apenas. e) lle lll, apenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.