Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2021)Número Original: 39Código: 9314186

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

O processo de formação e consolidação dos Estados nacio- nais na América hispânica, nas duas primeiras décadas do século XIX, envolveu A) a participação militar direta dos Estados Unidos. B) a intermediação diplomática do Império brasileiro. ( ( (C) a disputa entre projetos unitários e federalistas. (D) o prevalecimento das tradições culturais indígenas. ( E) o franco apoio da Igreja católica aos novos Estados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNITAU - 2016)Número Original: 8Código: 13048919

Vestibular de Verão - Cursos

América Latina.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f

Questão de Vestibular - UNITAU 2016
Questão de Vestibular - UNITAU 2016
Exibir texto da questão

Após os processos de independência da América Hispânica, os países recém-emancipados encontraram diversos obstáculos para constituir estados democráticos viáveis, pois a emancipação política não significou a quebra das antigas estruturas sociais e econômicas, devido a) b) à dominação dos caudilhos, grandes proprietários rurais que não aceitaram a emancipação política da Espanha. à dificuldade em impor os ideais liberais de cidadania e igualdade em sociedades tradicionalmente hierarquizadas. às diferenças entre os vários grupos étnico-raciais, que compunham as sociedades dos novos países e que eram contrários à emancipação política. à atuação da Igreja que, ameaçada pelos ideais liberais, conseguiu colocar a população indígena contra os líderes do processo revolucionário. à atuação dos intelectuais que se apoiaram nas ideias socialistas para defender propostas de igualdade social.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(PUC-CAMPINAS - 2015)Número Original: 26Código: 6893485

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
Exibir texto da questão

A proclamação das repúblicas nas ex-colônias hispano- americanas, na América do Sul, ocorreu (A) (B) (C) (D) (E) concomitantemente às proclamações de independên- Cia, uma vez que, ao avaliarem o resultado de décadas de Império no Brasil, as elites desses países decidiram- se pelo regime republicano e democrático. concentradamente nas primeiras décadas do sé- culo XIX, com forte atuação das elites criollas e a circulação de projetos políticos visando a formação de grandes confederações. lentamente, efetivando-se décadas após a emancipa- ção política em relação à Espanha, por meio de processos intemos de lutas sangrentas entre elites monarquistas e liberais federalistas. precocemente, uma vez que o exemplo norte-ameri- cano e os ideais da Revolução Francesa orientaram o desencadear de processos revolucionários que resul- taram na instituição de repúblicas nessa região, no século XVIIT. naturalmente, considerando que as elites criollas, totalmente avessas aos baluartes do poder espanhol, apoiaram as reformas bourbônicas, declarando-se republicanas e decididas a abolir as instituições coloniais, como os cabildos e as Juntas governativas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(MACKENZIE - 2015)Número Original: 47Código: 6892641

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
Exibir texto da questão

“A especificidade do Brasil, que se manteve como única monarquia em meio às repúblicas criadas pela independência nas Américas, indica as trajetórias diversas seguidas pelas colônias em sua transição para Estados independentes. Elas indubitavelmente compartilham de algumas características comuns importantes que as vinculam em um processo que varreu o mundo atlântico (...)” Assinale a alternativa que NÃO contém uma das “características comuns” citadas no texto. a) Relacionam-se com as reformas políticas que incitaram a oposição colonial aos governos das metrópoles. b) Surgiram de crises políticas e constitucionais que incitaram o descontentamento com a distribuição de poder. c) Contribuiram para mudanças na estrutura de poder na América, com a distribuição equitativa de participação dos segmentos sociais. d) Inspiraram-se em ideias sobre direitos individuais e soberania popular, nascidas na Europa e em vigor nos Estados Unidos. e) Nasceram no contexto de disputas e guerras travadas entre potências coloniais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 8Código: 6401364

Quarto Dia

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f

Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Exibir texto da questão

Leia o segmento abaixo. Nenhum dos grupos em disputa pelo poder pretendia modificar a estrutura econômica e social herdada da colônia. Assim, os novos países permaneceram | predominantemente agrários, com base no latifúndio; mantiveram as relações produtivas pré-capitalistas, inclusive com o crescimento do trabalho compulsório (servil, semisservil e escravo). WASSERMAN, Claudia. História Contemporânea da América Latina, 1900-1930. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1992. p. 9-10. O segmento faz referência a um contexto histórico da América Latina. Assinale a alternativa que representa esse contexto. (A) Derrota dos diversos movimentos de independência latino-americanos, no início do século XIX, e manutenção da dominação espanhola até o início do século XX. (B) Manutenção das estruturas sociais herdadas do período colonial e constituição de Estados oligárquicos em toda a América Latina, no século XIX. (C) Diversificação produtiva, característica das | economias nacionais | latino- americanas no século XIX. (D) Criação de Estados democráticos em toda a região, após as guerras de independência do século XIX. (E) Vitória das diversas revoltas de indígenas e escravos, logo após as independências, e fim do trabalho compulsório por toda a região.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.