Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Análise filogenética das características compartilhadas entre grandes grupos de seres vivos .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFRGS - 2018)Número Original: 1Código: 7079118

Terceiro Dia

Análise filogenética das características compartilhadas entre grandes grupos de seres vivos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Exibir texto da questão

« À árvore filogenética abaixo foi construída a partir das informações contidas na tabela que a sucede. Lampreia (grupo externo) Ancestral | oe : 3 st TMM comum Perca ITQ — : Salamandra “Lagarto II i” à Grupo is wi Crocodilo interno IIS Y ~ Pombo a Camundongo ~ Chimpanzé TRACO DERIVADO 4 ‘ í x GARRAS GLÂNDULAS ESCAMAS TAXON MANDIBULA PULMÕES OU UNHAS MOELA PENAS PELO MAMÁRIAS QUERATINOSAS Lampreia o o o o o _ o _ (grupo externo) Perca + — — — — — — _ Salamandra + + — — — — — _ Lagarto + + + — — — _ + Crocodilo + + + + — — _ + Pombo + + + + + — — + Camundongo + + + — _ + + _ Chimpanze + + + — — + + — À Sinal de adição indica presença do traço, sinal de substração indica ausência. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que os números I, II e III, na figura, correspondem, respectivamente, a (A) mandibula, pulmões, moela. (B) pulmões, garras ou unhas, pelos e glândulas mamárias. (C) mandíbula, garras ou unhas, escamas queratinosas. (D) pulmões, moela, dentes incisivos com crescimento constante. (E) garras ou unhas, escamas queratinosas, penas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(USP - 2019)Número Original: 32Código: 6983339

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Análise filogenética das características compartilhadas entre grandes grupos de seres vivos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

O esquema representa, de maneira bastante simplificada, uma das possíveis hipóteses de relação de parentesco entre grupos animais, assinalados pelo nome comum de alguns de seus representantes. Na base do esquema, a característica que une todos em um mesmo grupo é a deuterostomia. Deuterostomia Identifique quais seriam as características |, ll, Ill, IV, V que justificariam os respectivos grupos. (A)| I-notocorda; Il-pulmdao; Ill-âmnio; IV-pelo; V-ovo com casca. (8) I-escamas; Il-encéfalo; Ill-pulmão; IV-glândulas mamárias; V-âmnio. (c) I-mandíbula; I|-4 membros locomotores; Ill-pulmão; IV-ventrículo subdividido em 2 câmaras; V-ovo com casca. (D) I-notocorda; Il-4 membros locomotores; IIl-pulmao; IV-glândulas mamárias; V-pena. I-âmnio; ll-pulmão; Ill-mandíbula; (E) IV-ventrículo subdividido em 2 câmaras; V-escama.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7507735

Primeira Fase - Prova Q e X

Análise filogenética das características compartilhadas entre grandes grupos de seres vivos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Exibir texto da questão

Durante uma visita ao Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da UNICAMP, alunos do ensino médio puderam observar a diversidade de formas de vida e a classificação dos vertebrados. Assinale a alternativa que indica corretamente as características (i), (ii), (lil) e (iv) apresentadas no cladograma acima. a) (i) fase larval e adulta no meio terrestre; (ii) cório e alantoide; (ill) quatro câmaras cardíacas, (iv) presença de pelos. b) (i) respiração cutânea; (ii) quatro câmaras cardíacas; (li) ausência de dentes; (iv) presença de glândulas mamárias. c) (i) fase larval e adulta no meio aquático; (ii) respiração pulmonar, (li) ausência de dentes; (iv) presença de pelos. d) (i) respiração cutânea; (ii) cório e alantoide; (iii) três câmaras cardíacas; (iv) presença de glândulas mamárias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FAMERP - 2016)Número Original: 12Código: 7891015

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Análise filogenética das características compartilhadas entre grandes grupos de seres vivos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2016
Questão de Vestibular - FAMERP 2016
Exibir texto da questão

O cladograma apresenta uma hipótese simplificada sobre as prováveis relações evolutivas entre anfíbios, répteis e mamíferos. Os números indicam possíveis características adaptativas que surgiram durante a evolução desses grupos de animais. anfíbios répteis mamíferos 3 Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a (A) membros locomotores, embrião envolto por âmnio e pelos. (B) glândulas sudoríparas, pálpebras e esqueleto apendicular. (C) pulmões alveolares, coração tricavitário e embrião ligado ao alantoide. (D) mandíbula, glândulas sebáceas e esqueleto axial. (E) rins, bexiga natatória e medula espinhal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(MACKENZIE - 2015)Número Original: 40Código: 6984508

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Análise filogenética das características compartilhadas entre grandes grupos de seres vivos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
Exibir texto da questão

Ancestral a ” ALLEL AAAS FU Dactérias procariótico todos os da NOT A DDT O O Arqueobactérias seres vivos | : 4 3 > À Bilhões de anos atrás O esquema acima mostra, de maneira simplificada, a árvore filogenética dos grandes grupos de seres vivos. A respeito dessa árvore, são feitas as seguintes afirmações: I. As arqueobactérias são mais antigas do que as eubactérias. IH. As arqueobactérias são parentes mais próximas dos animais e vegetais do que as eubacteérias. HI. As arqueobactérias e cubactérias apareceram na mesma época geológica. IV. Arqueobactérias, eubactérias e eucariontes tiveram o mesmo ancestral comum. Estão corretas, apenas, a) b) c) d) e) Le ll. Le II. Le IV. We II. Ile IV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?