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  • Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Santo Agostinho .f
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Resultados

1(UEL - 2023)Número Original: 16Código: 12907386

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Santo Agostinho .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. Foi a Filosofia que me libertou totalmente daquela su- perstição na qual eu te precipitei junto comigo. É ela que me ensina, e me ensina de forma verdadeira, que não se deve cultuar, que, ao contrário, é preciso des- prezar tudo aquilo que se vê com nossos olhos mor- tais, tudo quanto se percebe por qualquer um dos nossos sentidos. Essa filosofia mesma promete de- monstrar de forma clara o veríssimo e secretíssimo Deus, e quase já se digna a mostrá-lo como que por entre nuvens translúcidas. Adaptado de: AGOSTINHO, Contra os Acadêmicos, 1.3. Trad. de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 16. (Vozes de Bolso) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensa- mento de Agostinho, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. (. ) A Filosofia é concebida de modo indissociável da Teo- logia. ( ) Só se obtém ciência se ela está relacionada à Revela- ção. ( ) Fée razão são opostos inconciliáveis. (. ) A Filosofia é autônoma e crítica em relação à Teologia. (. ) A fé é esclarecida pela razão graças à Filosofia. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, V, F. b) V, V, F, F, V. c) V, F, V, F, F. d) F, F, V, V, F. e) F, V,F, V, V.


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1(ENEM- BR - 2020)Número Original: 72Código: 9010737

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Santo Agostinho .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência. SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado). Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma (A) natureza condicionada. competência absoluta. utilização facultativa. (C) aplicação subsidiária. (D) (E) autonomia irrestrita.


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2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 58Código: 7456125

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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De fato, não é porque o homem pode usar a vontade livre para pecar que se deve supor que Deus a concedeu para isso. Há, portanto, uma razão pela qual Deus deu ao homem esta característica, pois sem ela não poderia viver e agir corretamente. Pode-se compreender, então, que ela foi concedida ao homem para esse fim, considerando-se que se um homem a usa para pecar, recairão sobre ele as punições divinas. Ora, isso seria injusto se a vontade livre tivesse sido dada ao homem não apenas para agir corretamente, mas também para pecar. Na verdade, por que deveria ser punido aquele que usasse sua vontade para o fim para o qual ela lhe foi dada”? AGOSTINHO. O livre-arbítrio. In: MARCONDES, D. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. Nesse texto, o filósofo cristão Agostinho de Hipona sustenta que a punição divina tem como fundamento o(a) desvio da postura celibatária. insuficiência da autonomia moral. afastamento das ações de desapego. distanciamento das práticas de sacrifício. violação dos preceitos do Velho Testamento. VOO


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3(ENEM- BR - 2018)Número Original: 56Código: 6971160

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação” Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se n'Ele aparece uma vontade que antes não existia?” AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 1984. A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo da reflexão filosófica sobre a(s) Q essência da ética cristã. natureza universal da tradição. certezas inabaláveis da experiência. abrangência da compreensão humana. VOO DO interpretações da realidade circundante.


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1(UEA - 2021)Número Original: 19Código: 12957040

SIS - Segunda Série - Triênio 2022 a 2024

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Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
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O filósofo Agostinho de Hipona (354-430) afirma que há uma forma de os humanos não precisarem passar pelas punições divinas, desde que A) vivam em irmandades religiosas. B) utilizem convenientemente o livre-arbítrio. ( ( (C) duvidem sistematicamente da filosofia pagã. (D) façam cotidianamente exames de consciência. ( E) imitem a cada semana o sacrifício de Cristo.


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