Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Movimentos populares identificados com o messianismo e a questão da terra no período da Primeira República .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ESPCEX - 2017)Número Original: 44Código: 9257312

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Movimentos populares identificados com o messianismo e a questão da terra no período da Primeira República .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
Exibir texto da questão

O conflito ocorrido no final do Século XIX, caracterizado pelo caráter messiânico (religioso) e de contestação social, foi a [A] Guerra do Contestado. [B] Revolta da Armada. [C] Revolta Federalista. [D] Revolta da Vacina. [E] Guerra de Canudos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ESPCEX - 2024)Número Original: 37Código: 14109487

Segundo Dia - Modelo F

Movimentos populares identificados com o messianismo e a questão da terra no período da Primeira República .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2024

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPR - 2011)Número Original: 60Código: 6340260

Primeira Fase

Brasil.b Movimentos populares identificados com o messianismo e a questão da terra no período da Primeira República .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2011
Exibir texto da questão

Os movimentos messiânicos brasileiros, como Canudos e Contestado, ocorreram entre o final do século XIX e início do XX. Sobre esses movimentos, considere as seguintes afirmativas: 1. Foram movimentos de resistência social, liderados pelos anarquistas de origem italiana. 2. Foram movimentos baseados na religiosidade popular, como reação à laicização do estado brasileiro imposta pela proclamação da República 3. Foram movimentos religiosos liderados pela Igreja Católica, contrária às reformas políticas do estado brasileiro. 4. Foram movimentos relacionados à disputa pelo poder local e à luta pela terra, acirrados pelas reformas impostas pelo regime republicano. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(PUC-CAMPINAS - 2018)Número Original: 49Código: 7061468

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Movimentos populares identificados com o messianismo e a questão da terra no período da Primeira República .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
Exibir texto da questão

A questão da concentração fundiária e os mecanismo de poder local, bem como a difícil sobrevivência por meio da agricultura, no Nordeste, foram fatores que contribuíram para a eclosão de movimentos populares com fortes líderes que atuaram no período republicano, como a (A) Cabanagem e a Balaiada. (B) Coluna Prestes e a Confederação do Equador. (C) Sabinada e a Conjuração Baiana. (D) Revolta de Canudos e o Cangaço. (E) Revolução Pernambucana e o Contestado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UECE - 2016)Número Original: 29Código: 7871177

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Movimentos populares identificados com o messianismo e a questão da terra no período da Primeira República .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2016
Questão de Vestibular - UECE 2016
Exibir texto da questão

Atente ao seguinte excerto: “Em 1912,0 governador do Estado de Santa Catarina, Vidal Ramos, advertia: 'Nossos caboclos do mato são fáceis de se fanatizar, e se for exato o que se ouve, é necessário a ação enérgica”. Ele considerava perigoso para o poder local o ajuntamento de sertanejos pobres em torno do Curandeiro José Maria”. MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e atuação de chefias caboclas (1912-1916). Campinas: Editora da Unicamp, 2004. Sobre o excerto acima, é correto afirmar que A) se refere à Guerra do Contestado, que, para a imprensa e autoridades militares, era uma reedição do fanatismo de Canudos. B) faz menção ao Movimento do Contestado, que foi um movimento religioso, com caracteristicas messiânicas, no qual só ingressavam meninas virgens e meninos puros, para a construção de uma Nova Jerusalém. C) trata do Movimento do Contestado, cujo líder foi José Maria, um missionário franciscano alemão que atuou no Planalto Catarinense entre 1890 e 1930. D) faz referência à Guerra do Contestado, cuja população envolvida era muito religiosa, louvava a monarquia e o retorno da Casa Real de Bragança ao trono brasileiro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?