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  • Aspectos ideológicos do movimento de independência dos Estados Unidos no final do século XVIII .f
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1(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 53Código: 6983926

Primeira Fase - Prova Q e X

Errata (Gabarito) Aspectos ideológicos do movimento de independência dos Estados Unidos no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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Consideramos estas verdades como autoevidentes: que todos os homens e mulheres foram criados iguais; que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis. Entre os direitos inalienáveis estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para garantir esses direitos, os governos são instituídos. Os poderes do governo emanam do consentimento daqueles que são governados. Qualquer governo que se torna destrutivo para os direitos inalienáveis pode ser destituído por aqueles que sofrem. Os que sofrem podem recusar lealdade e exigir a instituição de um novo governo. E assim tem sido o sofrimento das mulheres sob este governo. E, por isso, é necessário exigir uma mudança. (Adaptado de Elizabeth Cady Stanton, A History of Woman Suffrage, v. 1. Rochester: Fowler and Wells, 1889, p. 70-71.) Assinale a alternativa correta. O documento acima integra a) a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, baseada nos princípios de Jean-Jacques Rousseau e do Pacto Social. b) a Declaração da primeira Convenção dos Direitos das Mulheres nos Estados Unidos da América, que reconhece os princípios liberais de John Locke e o direito à propriedade privada, ampliando-os. c) a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, baseada nos princípios de Thomas Paine, que reconhece como direitos inalienáveis a vida, a liberdade e a busca da felicidade. d) a Declaração da primeira Convenção dos Direitos das Mulheres nos Estados Unidos da América, baseada nos princípios de Alexis de Tocqueville, que se opunha à democracia na América.


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     B     
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2(UNESP - 2016)Número Original: 37Código: 6985141

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos ideológicos do movimento de independência dos Estados Unidos no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Cria- dor de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar es- ses direitos, entre os homens se instituem governos, que de- rivam seus justos poderes do consentimento dos governados. Sempre que uma forma de governo se dispõe a destruir essas finalidades, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la, e instituir um novo governo, assentando seu fundamento sobre tais princípios e organizando seus poderes de tal forma que a ele pareça ter maior probabilidade de alcançar-lhe a seguran- ça e a felicidade. (Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). In: Harold Syrett (org.). Documentos históricos dos Estados Unidos, 1988.) O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios (A) liberais, que defendem a necessidade de impor regras rígidas de protecionismo fiscal. (B) mercantilistas, que determinam os interesses de expan- são do comércio externo. (C) iluministas, que enfatizam os direitos de cidadania e de rebelião contra governos tirânicos. (D) luteranos, que obrigam as mulheres e os homens a lutar pela própria salvação. (E) católicos, que justificam a ação humana apenas em fun- ção da vontade e do direito divinos.


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3(USP - 2019)Número Original: 87Código: 6983285

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f História Comparada.g Aspectos ideológicos do movimento de independência dos Estados Unidos no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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É difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito diferente, mesmo que a Revolução Americana nunca tivesse acontecido. É fácil mostrar que os americanos não tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como fizeram os franceses. No entanto, (...) as duas revoluções foram muito parecidas. Robert R. Palmer, The Age of The Democratic Revolution: The Challenge, Princeton, Princeton University Presse, vol |, 1959, p.267. Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa e do revolucionário processo de independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação correta. (A) A revolução norte-americana repercutiu pouco nos movimentos liberais da Europa e, mesmo na França da época da Ilustração, seu impacto foi mais de ordem econômica do que política. (B) O processo de independência dos Estados Unidos foi marcado pela ausência de divisões internas entre os colonos e pela exclusão das camadas populares da sociedade no processo político. (C) O processo de independência dos Estados Unidos foi consumado pela redação de uma Constituição, cuja elaboração ficou a cargo de notáveis, que representavam os interesses das classes proprietárias. (D) A guerra da independência norte-americana caracterizou- se pela ausência de radicalismo político e social, o que se deveu à menor penetração dos ideais Ilustrados nos últimos anos do período colonial. (E) A revolução norte-americana repercutiu não só na Ilustração europeia e na Revolução Francesa, como demonstrou de modo teórico e prático a viabilidade de um grande Estado republicano e democrático.


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