O Canal do Panamá é uma obra de engenharia das mais grandiosas. Tem 77
quilômetros de extensão e liga o oceano Atlântico ao Pacífico. Suas eclusas, que
são uma espécie de elevador, levantam as embarcações até o lago Gatún, de onde
se pode ir para um ou outro lado do continente. A construção dessa passagem que
encurtaria as viagens, evitando as rotas mortíferas que passavam pelo cabo Hom ou
pelo estreito de Magalhães, começou em 1881, mas os trabalhadores morriam como
moscas por conta das febres tropicais, houve problemas de engenharia, e o projeto
foi abandonado. Os Estados Unidos resolveram retomar o trabalho em 1904 e em
dez anos terminaram as obras. O Canal foi inaugurado em 15 de agosto de 1914
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Passados mais de cem anos, o Canal do Panamá ainda impressiona os que observam seu
funcionamento.
No contexto de sua inauguração, essa obra possuía o seguinte caráter estratégico:
(A) desenvolvimento da indústria naval
(B) globalização das economias nacionais
(C) monopólio das vias mundiais de transportes
(D) integração capitalista do comércio internacional