Que dizer das personagens? Creio que têm a força e ao
mesmo tempo a fraqueza da caricatura. Mas, pensando
melhor, não poderemos também alegar em defesa do
romancista que a caricatura é uma tendência reconhecida
e aceita da arte moderna, principalmente da pintura? Não
haverá muito de deformação na obra de grandes pintores
como Portinari, Di Cavalcante e Segall — todos eles
inconformados com a sociedade em que vivem?
(Adaptado de Erico Verissimo, Prefácio, em Caminhos Cruzados. São Paulo: Companhia das
Letras, 2016, p. 20-21.)
Tarsila do Amaral, A negra, 1923.
Coleção Museu de Arte
Contemporânea da Universidade
de São Paulo, São Paulo.
A ideia de deformação aplica-
se ao quadro de Tarsila e ao
romance Caminhos cruzados,
de Érico Veríssimo, porque tal
procedimento artístico acentua
a) a crítica do modernismo à violência da escravidão e às
desigualdades sociais, presentes no quadro e nas
personagens do romance, respectivamente.
b) o imaginário da burguesia nacional, pois tanto as
protagonistas do romance quanto a imagem da mulher
negra retratam os traços característicos das reformas
sociais do Estado Novo.
C) Os princípios estéticos do movimento modernista, pois
as duas expressões artísticas apresentam-se como
reflexo dos valores da elite cafeeira paulista.
d) a moral implícita da modernidade, pois o narrador do
livro e a representação do corpo negro criticam o
comportamento social das personagens femininas no
século XX.