Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Mecanismos de ação de fármacos no ciclo de vida da malária .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 54Código: 6983743

Primeira Fase - Prova Q e X

Mecanismos de ação de fármacos no ciclo de vida da malária .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Exibir texto da questão

A malária representa um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Embora a dimensão geográfica da transmissão esteja encolhendo no Brasil, o país ainda registra 42% dos casos da doença nas Américas. A Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, recentemente desenvolveu um preparado com alta eficácia antimalárica, agora em fase de ensaios clínicos. (Fontes: “Desafios para eliminação da malária”, Agência Fapesp, 2017; MAÍRA Menezes, “Malária: ensaio clínico aponta alta eficácia e ausência de resistência a medicamento”, Portal Fiocruz, 2016.) Levando em conta seus conhecimentos sobre o ciclo de vida do Plasmodium, assinale a alternativa que indica um possível mecanismo de ação do preparado antimalárico. a) Alterar a morfologia das hemácias dos mosquitos, diminuindo a taxa de infecção pelo parasita. b) Impedir a entrada de parasitas nos linfócitos, reduzindo a carga de gametócitos circulantes. c) Promover a multiplicação de esporozoítos no fígado, reduzindo o número de gametócitos. d) Inibir a multiplicação de merozoítos nos eritrócitos, diminuindo a carga de parasitas circulantes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEG - 2016)Número Original: 32Código: 9578045

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Uso de figuras (Biologia).t Mecanismos de ação de fármacos no ciclo de vida da malária .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2016
Exibir texto da questão

Estampada em diversos jornais no mundo, a notícia a seguir se torna acessível desde a comunidade acadêmica a população humana, visto que se trata de uma nova alternativa viável para combater a malária e algumas verminoses: a iia 4 Em á ar " a a € e nee : Z Irlandés William Campbell e japonés Satoshi Omura Criadores de terapias contra malaria e dividem metade da láurea. Segunda metade verminoses levam Nobel de Medicina do prêmio de 2015 fica com Youyou Tu, chinesa uma William C. Campbell, Satoshi Omura e Youyou Tu sao ganhadores do Prémio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2015 Nobel de medicina 2015 Cientistas criaram drogas contra malaria e vermes Pesquisava a bioquimica da erva Artemisia annua, que era apontada como agente anti-malaria na medicina tradicional. Conseguiu isolar William Campbell Isolou da bactéria a substância avermectina, que se mostrou eficaz contra Investigou bactérias tiradas do solo para descobrir quais vermes causadores de a artemisina, o princípio delas produziam substâncias oncocercose e elefantiase. ativo da planta. com potencial uso médico. Mais tarde a droga foi Uma delas era a Streptomyces quimicamente convertida avermitilis, eficaz contra vários na ivermectina, mais eficaz. parasitas. Artemisia annua Avermectina ct Ivermectina - Streptomyces avermitilis Artemisina | wm Disponível em: | . Acesso em: 06 out. 2015. Essas descobertas fornecerão à população humana novos e poderosos meios de combater doenças como a malária, conforme estudos de uma das pesquisadoras premiadas pelo Nobel. Sobre essa doença tropical, tem-se o seguinte: a) o ser humano doente, mesmo com a ingestão de artemisina, será considerado o hospedeiro definitivo. b) a artemisina, princípio ativo da planta e com efeito antimalárico, irá combater os plasmódios, parasitas causadores da doença. c) a artemisina agirá no controle biológico do mosquito-prego, considerado hospedeiro definitivo e intermediário. d) com a descoberta da artemisina, o procedimento de combate ao mosquito-prego não precisa ser realizado junto à população humana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2018)Número Original: 64Código: 7002598

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Mecanismos de ação de fármacos no ciclo de vida da malária .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

Uma pesquisa realizada com a participação de um “robô cientista” de inteligência artificial descobriu que o triclosan, um ingrediente comum nas pastas de dente, pode ser desen- volvido para combater cepas da malária resistentes a medi- camentos. O triclosan indicou ter potencial para interromper infecções da malária em dois estágios críticos, no fígado e no sangue, pela inibição da enzima do parasita chamada DHFR, envolvida na síntese dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). (https://oglobo.globo.com. Adaptado.) Como medicamento, o triclosan teria o potencial de inter- romper (A) o rompimento das células do fígado, que libera toxinas e causa febre. (B) a reprodução assexuada do parasita no interior das hemácias. (C) a invasão das células do fígado por esporos do parasita. (D) a produção de gametas do parasita, por mitose, no inte- rior das hemácias. (E) a reprodução sexuada do parasita no interior dos leucócitos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?