Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Aspectos e características do trabalho e da escravidão nas civilizações africanas antes e depois das relações mercantis com a Europa .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP - 2015)Número Original: 47Código: 6348541

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

África.b Aspectos e características do trabalho e da escravidão nas civilizações africanas antes e depois das relações mercantis com a Europa .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Exibir texto da questão

(..) quais mecanismos levaram à escravidão nas socie- dades africanas do século VII ao século XV? E) Genericamente, a escravidão esteve presente na África como um todo, fazendo-se necessário observar as especifici- dades históricas próprias de complexos sociais e políticos e das formas de poder das diversas sociedades africanas. Mas é fundamental acrescentar que a dinâmica e a intensidade da escravidão no continente africano tem a ver com a maior ou menor demanda do tráfico atlântico gerada pelo expansionis- mo europeu na América. Isso acarreta mudanças sociais na África, como a expansão e a subsequente transformação da poligenia, o desenvolvimento de diferentes tipos de escravi- dão no continente, além do empobrecimento de uma classe de mercadores africanos. (Leila Leite Hernandez, A África na sala de aula: visita a história contemporânea, 2008, p. 37-8) A partir do fragmento, é correto afirmar que (A) a maior mudança ocorrida na África, após a imposição do colonialismo ibérico, esteve relacionada com a pas- sagem da mercantilização do trabalho compulsório para formas mais brandas de exploração da escravidão, com o avanço de direitos para os africanos convertidos ao cristianismo. (B) a chegada do colonialismo europeu na África subsaaria- na foi fundamental para o desenvolvimento do continente, em razão da organização do tráfico intercontinental de es- cravos, permitindo que a maior parte das rendas advindas dessa atividade ficasse no próprio continente. (C) a existência da escravidão na África negra era desco- nhecida até a chegada dos primeiros exploradores colo- niais, caso dos portugueses, que impuseram essa forma de organização do trabalho, condição necessária para a posterior acumulação de capitais entre as elites regionais africanas, (D) as práticas de utilização do trabalho compulsório em todo oterritório africano, até a chegada dos exploradores euro- peus, estavam articuladas com a essência da religiosida- de do continente, caracterizada pela concepção de que os sacrifícios materiais levavam os homens à graça divina. (E) a escravidão existente no continente africano, antes da expansão marítima, tinha uma multiplicidade de caracte- rísticas, sendo inclusive doméstica, e o tráfico de escra- vos, para atender aos interesses mercantilistas europeus, trouxe decisivas transformações para as inúmeras regiões da África.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEL - 2020)Número Original: 4Código: 9473256

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

África.b Aspectos do sistema escravista implementado na América portuguesa no período colonial .f Brasil.b Aspectos e características do trabalho e da escravidão nas civilizações africanas antes e depois das relações mercantis com a Europa .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2020
Exibir texto da questão

Até o século XV, as principais características das comuni- dades africanas eram o parentesco e a escravidão. À co- munidade era a principal garantia da coesão social: indi- víduos que ameaçassem a harmonia ou rompessem com a lealdade ao seu grupo de parentesco podiam ser expul- sos e, então, escravizados por outras comunidades. Na África, os escravos eram obtidos de várias maneiras: atra- vés do aprisionamento de “estrangeiros”, em guerras, se- questros ou compra, tanto de indivíduos expulsos de suas comunidades — acusados de praticar feitiçaria, por exemplo — quanto de membros de comunidades cuja sobrevivência estava ameaçada pela fome. Ou ainda, através de punições aplicadas a membros da própria comunidade por crimes co- metidos, como adultério, assassinato e não pagamento de dívidas. Embora os escravos não tivessem estabilidade nas comunidades que os aprisionaram, podiam tornar-se parte das mesmas, até mesmo participando da estrutura familiar e exercendo funções econômicas. Adaptação de: MATTOS, H. M.; GRINBERG, K. “As relações Brasil — África no Contexto do Atlântico Sul”. In: Beluce Belucci (Coord.). Introdução à história da África e da cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: UCAM, CEAA: CCBB, 2003. p. 32-33. PRINCIPAIS ROTAS DO TRÁFICO i. “AMERICA DO| A Pad | / Havana q (Ma 2 3 Oceano fi aes 3 Atlântico “7 Antilhas - ç Fa ig, SUDANESES oe São Jorge da Mina E ; A ICA SY, JT ‘> AFF Oceano Pacifico | Oceano { / Indico » Tráfico de escravos para as Américas en Tráfico de escravos para o Oriente e Mediterrâneo QUEVEDO, J.; ORDONEZ, M. A escravidão do Brasil. Trabalho e Resis- tência. 2. ed., São Paulo, FTD, 1999 (coleção “Para conhecer melhor”) olharparaver.blogspot.com Com base no texto, no mapa e nos conhecimentos sobre escravidão, responda aos itens a seguir. a) Como se caracterizava a escravidão do século XV em algumas regiões da África? b) Como se caracterizava a escravidão no Brasil Colônia considerando as relações entre América Portuguesa e África?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UNEB - 2019)Número Original: 27Código: 7941693

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características do trabalho nas civilizações ameríndias brasileiras anteriores à chegada dos europeus.g Aspectos do trabalho nas civilizações ameríndias anteriores à chegada dos europeus .f Aspectos e características do trabalho e da escravidão nas civilizações africanas antes e depois das relações mercantis com a Europa .f Aspectos e características do trabalho nas sociedades ibero-americanas do período moderno.g Aspectos e características do trabalho nas sociedades grega e romana da antiguidade .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
Exibir texto da questão

O desenvolvimento das sociedades ocidentais foi marcado por um processo de violência, que se manifestava pela existência do trabalho compulsório. No decorrer dessa evolução, pode-se inferir que o trabalho, nas sociedades (A) (B) romana e grega da Antiguidade, era baseado na superioridade racial do homem branco, o que justificava a base da produção escravista clássica. ameríndias, anteriores à chegada dos europeus na América, era livre e assalariado, recompensado com sementes de cacau e quilos de ouro e prata. indígenas brasileiras, era baseado na coerção do chefe tribal sobre a comunidade, mecanismo reforçado com a sistematização da exploração do pau-brasil, durante a colonização. africanas, anteriores aos processo colonialista, era pautado na riqueza produzida pelo tráfico transatlântico, que fornecia lucros para a elite local. ibero-americanas pautava-se na escravidão do africano como mecanismo de acumulação de capital, através do controle mercantil do tráfico negreiro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?