Leia o seguinte texto.
Durante anos [...], os quenianos foram educados em inglês, desde a creche até a universidade. Não
é complicado imaginar o quão difícil que deve ter sido para todas aquelas crianças. Sua educação em
inglês provocava uma fratura entre a língua que usavam em suas casas e a língua que usavam nas
escolas, com a qual conceitualizavam o mundo. Na atualidade, há toda uma geração de jovens
quenianos que vivem entre dois mundos. Têm um domínio perfeito do inglês, mas a cultura majoritária
do Quênia pós-colonial, na qual vivem e trabalham, não é de fala inglesa.
Ngugi wa Thiong'o. Desp/azar el centro. La lucha por las libertades culturales. Barcelona: Rayo Verde, 2017. p. 164.
Assinale a alternativa que, segundo o texto, indica uma das principais consequências do colonialismo
europeu no continente africano.
(A) A imposição do conhecimento de várias linguas para a inserção de africanos no mundo globalizado.
(B) A precarização da educação formal que impossibilita a correta formação para o mercado de trabalho.
(C) A negação, por parte dos africanos, de conceitualizar o mundo, a partir das línguas nativas, no
contexto pós-colonial.
(D) A experiência de intercâmbio promovida pelas antigas colônias, permitindo que os africanos
tenham dupla cidadania.
(E) A distância entre as formas culturais das sociedades africanas e o caráter eurocêntrico da
formação escolar colonial.