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  • Aspectos das teorias raciais no contexto da expansão imperialista dos europeus sobre a África e a Ásia .f
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1(UNESP - 2021)Número Original: 39Código: 9350711

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos das teorias raciais no contexto da expansão imperialista dos europeus sobre a África e a Ásia .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A classificação das raças em “superiores” e “inferiores”, recorrente desde o século XVII, ganha uma falsa legitimida- de baseada no mito iluminista do saber científico, coincidindo com a necessária justificativa de que a dominação e a explo- ração da África, mais do que “naturais” e inevitáveis, eram “necessárias” para desenvolver os “selvagens” africanos, de acordo com as normas e os valores da civilização ocidental. (Leila Leite Hernandez. A África na sala de aula: visita à história contemporânea, 2005.) As teorias raciais utilizadas durante o processo de coloniza- ção da Africa no século XIX eram (A) desdobramentos do pensamento ilustrado, que valori- zava a liberdade e a igualdade social e de natureza. (B) manifestações ideológicas que buscavam justificar a exploração e o domínio europeus sobre o continente africano. (C) baseadas no pensamento lamarckista, que explicava a transmissão genética de características fisiológicas e intelectuais adquiridas. (D) validadas pela defesa darwinista do direito dos superio- res se imporem aos demais seres vivos. (E) sustentadas pelo pensamento antropológico, que tratava as diferenças culturais dos diversos povos como positi- vas e necessárias.


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2(USP- SP - 2015)Número Original: 3Código: 5802019

Segunda Fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das teorias raciais no contexto da expansão imperialista dos europeus sobre a África e a Ásia .f Europa.b
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Questão de Vestibular - USP 2015
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Leia os dois fragmentos abaixo. 1. É necessário, pois, aceitar como princípio e ponto de partida o fato de que existe uma hierarquia de raças e civilizações, e que nós pertencemos a raça e civilização superiores, reconhecendo ainda que a superioridade confere direitos, mas, em contrapartida, impõe obrigações estritas. A legitimação básica da conquista de povos nativos é a convicção de nossa superioridade, não simplesmente nossa superioridade mecânica, econômica e militar, mas nossa superioridade moral. Nossa dignidade se baseia nessa qualidade, e ela funda nosso direito de dirigir o resto da humanidade. O poder material é apenas um meio para esse fim. Deciaração do francês Jules Harmand, em 1910. Apud: Eduard Said. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Adaptado. apesar das suas diferenças, os ingleses e os franceses viam o Oriente como uma entidade geográfica — e cultural, política, demográfica, sociológica e histórica — sobre cujos destinos eles acreditavam ter um direito tradicional. Para eles, o Oriente não era nenhuma descoberta repentina, mas uma área ao leste da Europa cujo valor principal era definido uniformemente em termos de Europa, mais particularmente em termos que reivindicavam especificamente para a Europa — para a ciência, a erudição, o entendimento e a administração da Europa — o crédito por ter transformado o Oriente naquilo que era. Edward Said. Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. a) Identifique a principal ideia defendida no texto | e explique sua relação com a expansão imperial europeia no final do século XIX. b) Relacione o texto I com o texto Il, quanto à concepção política neles presente.


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