Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Aspectos e características do processo de centralização dos sindicatos trabalhistas pelo Estado Novo de Vargas .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2019)Número Original: 19Código: 11577353

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Aspectos e características do processo de centralização dos sindicatos trabalhistas pelo Estado Novo de Vargas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Exibir texto da questão

Como decorrência, o modelo exigia o “sindicato único” e sujeito ao controle estatal, uma vez que era reconhecido como o representante de toda uma categoria profissional, o que excedia em muito a seu corpo associativo. Portanto, eram estas duas características articuladas — a unidade e a tutela — que “institucionalizavam” o novo tipo de arranjo associativo, tornando o corporativismo “democrático”, isto é, tornando-o instrumento crucial da “democracia social”; da organização do povo brasileiro. Já para os “empregados”, a tutela e a unidade se impuseram, com a destruição das experiências organizacionais anteriores, muitas vezes de forma violenta. Contudo, isso não impediu que reconhecessem que pela primeira vez na história do Brasil, tinham suas associações respeitadas pelo patronato e seus direitos sociais ampliados e garantidos por lei. GOMES, A. de C. A politica brasileira em busca da modernidade: na fronteira entre o público e o privado. In: NOVAIS, F. A. (coord.) SCHWARZ, L. M. História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 513-514. Adaptado. O Estado Novo (1937-1945) buscou implantar a organização corporativa da representação política e do acesso ao Estado como recurso para canalizar as demandas sociais, a partir da centralização do poder em um Executivo forte, apto a dirigir, coordenar e implantar o que se denominava “nova democracia”. Porém, a organização corporativa implicava no controle autoritário da manifestação e da atuação política. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMETE a associação entre controle autoritário e ampliação de direitos sociais. a) O controle estatal dos sindicatos e a possibilidade de associação sindical com base nas experiências organizacionais anteriores. b) O controle estatal dos sindicatos e o dever de organizar partidos políticos para representar os trabalhadores. c) O controle estatal dos sindicatos e a liberdade de organização de sindicatos e cooperativas de trabalhadores. d) O controle estatal dos sindicatos e o direito de organizar sindicatos para associar trabalhadores e patronatos na mesma instituição. e) O controle estatal dos sindicatos e as leis relacionadas aos direitos sociais dos trabalhadores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPR - 2018)Número Original: 55Código: 7928551

Primeira Fase

Aspectos e características do processo de centralização dos sindicatos trabalhistas pelo Estado Novo de Vargas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

O que a ação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e do Departamento de Imprensa e Propaganda deixa claro é que o Estado Novo, a partir de 1942/3, engajou-se em um importante esforço político de fortalecimento de sua estrutura sindical- corporativa. Se até os anos 40 não causara espécie ao governo o esvaziamento sindical, a partir desse momento sua estratégia e objetivos foram reordenados pela tentativa de consolidação de um verdadeiro pacto social com a classe trabalhadora. A promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho em 1º de maio de 1943, a criação e as atividades da Comissão Técnica de Orientação Sindical e os reajustes do salário mínimo (Decretos-Leis n.º 5.977 e n.º 5.978, ambos de 1943) são algumas iniciativas que atestam a importância do novo front que se abria para o regime. Dessa forma, se em seu formato político o Estado Novo não se sustentava mais — se a “democracia autoritária” era inviável dentro da nova situação internacional e nacional —, o impacto ideológico de um projeto governamental centrado na mitologia do trabalho e do trabalhador tinha desdobramentos mais complexos. . (GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2015, p. 265.) Levando em consideração o contexto desenvolvido no excerto, assinale a alternativa correta. a) Nesse momento, o Estado Novo demonstrou interesse em construir sistemas sindicais menos autônomos, com a intenção de proteger a recém-criada Consolidação das Leis do Trabalho e evitar reformas produzidas por grupos representantes das elites urbanas e rurais. b) Os problemas da conjuntura internacional do período descrito pela autora são relativos ao não reconhecimento oficial do governo fascista de Franco pelo Estado brasileiro, assim como a certa antipatia pelo modelo da Alemanha nazista, o que permitiu proteger a nacionalização de grandes indústrias de base no Brasil. c) A“democracia autoritária” foi uma expressão cunhada por Gustavo Capanema em 1937 e utilizada pelo Estado Novo para definir a construção das políticas públicas que beneficiavam os trabalhadores economicamente, mas que enfraqueciam os poderes políticos dessa classe social. d) Graças à utilização do imaginário do trabalhismo e à promulgação de todos os novos suportes aos trabalhadores, somadas ao ataque promovido contra certos grupos sociais, como estrangeiros, anarquistas, comunistas e mendigos, entre outros, o Estado Novo conseguiu fôlego extra e pode continuar existindo mesmo no pós-guerra. e) A movimentação dos trabalhadores em 1945 foi representada por um movimento social denominado “queremismo”, que colocou a população na rua por estar insatisfeita com as políticas do Estado Novo. Os queremistas, por sua vez, foram altamente repreendidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda. Mesmo assim obtiveram sucesso, derrubando Vargas e dando origem a um novo partido político, o PDT.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?