AGORA SIM,
MINHA vIDA
VAL MELHORAR!
O presidente Fernando Collor de Mello venceu as eleições de 1989, após 29
anos em que os brasileiros puderam, finalmente, voltar a eleger diretamente
o presidente da República. Um fator importante para a vitória de Collor foi o
intenso uso do marketing político junto à mídia, decisivo em sua campanha,
como ironiza a charge acima. Tal estratégia foi significativa, pois
a)
b)
transmitiu a ideia de ser uma “pessoa do povo” que iniciando sua carreira
como vereador em Alagoas, pode pelo esforço próprio alcançar o mais alto
cargo político no país — o de presidente da República.
a campanha do candidato baseava-se na luta contra a corrupção e apoio
aos “descamisados”, grupo do qual fez parte no começo de sua carreira, no
interior carente do estado de Alagoas.
construiu junto ao povo brasileiro a imagem de “caçador de marajás”,
defensor do fim de regalias e contra a corrupção; pois, jovem, foi eleito por
meio do voto popular, ao cargo de prefeito de Maceió.
conseguiu transmitir aos eleitores a imagem de um candidato jovem,
“moderno” e “moralizador” que se opunha aos representantes políticos
corruptos e conservadores.
deu, efetivamente, início a um programa de atendimento às camadas mais
obres da população, ao se colocar ao lado dos “pés-descalços”, como
9 9
protetor contra os “velhos politicos”.