Atente ao seguinte trecho da música O Bonde
de São Januário, do compositor Wilson Batista:
[...] Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O Bonde de São Januário leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar [...|]
O samba O Bonde de São Januário, escrito em 1940,
teve uma versão anterior na qual o autor versa da
seguinte forma: “[...]O bonde de São Januário leva
mais um sócio otário / só eu não vou trabalhar
[..]”.
Esse caso notório de readequação da letra de uma
música aos ditames políticos de uma época
configura
A) um exemplo da ação dos órgãos de censura e
repressão estabelecidos com a emissão do Ato
Institucional Nº 5 (AlI-5) pela ditadura militar
que derrubou o governo João Goulart.
B) um típico ato de controle social desenvolvido no
período de governo de Jânio Quadros que
queria combater a malandragem e exaltar o
valor do trabalho.
C) uma exemplificação da metodologia de
classificação indicativa (Classind) de músicas e
outras manifestações artísticas praticadas pelo
Ministério da Justiça após a promulgação da
atual Constituição brasileira.
D) uma mostra da atuação do Departamento de
Imprensa e Propaganda (DIP) criado no Estado
Novo e que atuava censurando as artes e os
órgãos de comunicação.