Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Medidas repressivas de manutenção da ordem política, social e econômica da ditadura brasileira de 1964
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2018)Número Original: 10Código: 10594464

Vestibular de Inverno - Cursos

Medidas repressivas de manutenção da ordem política, social e econômica da ditadura brasileira de 1964 Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Exibir texto da questão

“Segundo levantamento de Marcos Figueiredo, entre 1964 e 1973 foram punidas, com a perda dos direitos políticos, cassação de mandato, aposentadoria e demissão, 4.841 pessoas, sendo a maior concentração de punidos em 1964, 1969 e 1970. Só o A-l atingiu 2.990 pessoas. Foram cassados os mandatos de 513 senadores, deputados e vereadores. Perderam os direitos políticos 35 dirigentes sindicais; foram aposentados ou demitidos 3.783 funcionários públicos, dentre os quais 72 professores universitários e 61 pesquisadores científicos. O expurgo nas forças armadas foi particularmente duro, dadas as divisões existentes antes de 1964. A maior parte dos militares, se não todos, que se opunham ao golpe foi excluída das fileiras. Foram expulsos ao todo 1.313 militares, entre os quais 43 generais, 240 coronéis, tenentes-coronéis e majores, 292 capitães e tenentes, 708 suboficiais e sargentos, 30 soldados e marinheiros. Nas policias militar e civil, foram 206 os punidos”. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 7 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 164. A cassação dos direitos políticos e a aplicação de uma série de medidas punitivas e repressivas contra políticos, professores, sindicalistas, líderes da sociedade civil organizada e mesmo militares delineou as ações realizadas após o golpe militar de 1964. A perda dos direitos políticos, a cassação de mandato, a aposentadoria compulsória e a demissão de funcionários públicos civis e militares buscava a) combater a infiltração comunista entre militares e civis, para evitar a instalação do bolivarianismo no Brasil. b) combater a corrupção de funcionários públicos militares e civis, que desviavam recursos do Estado. c) combater a influência política na administração pública civil e militar e implantar a gestão empresarial no Estado. d) combater a oposição ao golpe de Estado e, assim, obter mais facilidade para exercer o poder. e) combater os funcionários fantasmas que, nomeados para cargos públicos, recebiam salários sem trabalhar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2018)Número Original: 4Código: 7821466

Dois - Segunda Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões de identificações (Hist.) Medidas repressivas de manutenção da ordem política, social e econômica da ditadura brasileira de 1964 Aspectos e características do grupo de guerrilha urbana de Marighella durante a ditadura de 1964
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2018
Exibir texto da questão

“A acusação de 'violência' ou 'terrorismo' sem demora tem um significado negativo. Esse termo tem adquirido uma nova roupagem, uma nova cor. (...) Hoje, ser 'violento' ou ser 'terrorista' é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada, porque é um ato digno de um revolucionário, engajado na luta armada contra a vergonhosa ditadura militar e suas atrocidades”. MARIGHELLA, Carlos, Manual do Guerrilheiro Urbano, 1969 (adaptado). A proibição de canais legais de participação política e o aumento da repressão, durante a Ditadura Civil-Militar, fez com que a oposição ao regime se reorganizasse para a luta armada, fomentando o surgimento de vários grupos de guerrilha urbana. Carlos Marighella liderou um dos grupos mais atuantes, formado por estudantes e por políticos na clandestinidade. Sobre essa temática, faça o que se pede. A) Cite o grupo de guerrilha liderado por Marighella, discorrendo sobre sua vinculação política e suas principais ações. B) Aponte uma medida de repressão legal e outra de ordem policialesca, tomadas pelo governo militar para sufocar a guerrilha urbana.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?