Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Países industrializados do século XIX
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2020)Número Original: 26Código: 10079442

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos ideológicos do neocolonialismo contemporâneo europeu sobre outros continentes .f Questões com imagens (Hist.) Mundo.b

Questão de Vestibular - UPE 2020
Exibir texto da questão

Observe a imagem a seguir: [L OCTOBER |] THE Up 15 CENTS | A obra do escritor norte-americano Edgar Burroughs, retratada na revista, recebeu forte influéncia do A ab q | 0) RY evolucionismo do século XIX. é Qual característica está relacionada ao neocolonialismo e ao personagem da imagem em questão? a) Oposição à seleção natural como desenvolvimento humano. b) Superioridade do homem branco, filho da aristocracia inglesa. c) Afirmação de que todas as espécies se desenvolvem de forma equânime. d) Defesa de que os indivíduos não sofrem modificações ao longo do tempo. e) Contraposição da ideia de que os organismos vivem numa constante luta pela sobrevivência. Capa da revista The Al Story Magazine, outubro de 1912.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2021)Número Original: 41Código: 9314189

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Tensões políticas e econômicas entre as potências industrializadas no contexto do imperialismo do século XIX .f

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

Entre as tensões anteriores à Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que contribuíram para o desgaste das relações diplomáticas e para o início do conflito armado, é possível citar: (A) o acirramento das disputas geoestratégicas entre Estados Unidos e União Soviética. (B) o expansionismo territorial e político japonês no conti- nente asiático e nas ilhas do Oceano Pacífico. (C) os esforços dos países capitalistas para conter o avanço do socialismo no Leste europeu. (D) as disputas, entre as potências europeias, por áreas coloniais no continente africano. (E) a incapacidade da Sociedade das Nações de coorde- nar as negociações entre os países membros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FAMEMA - 2018)Número Original: 28Código: 7817830

Prova 2

Aspectos do domínio político e econômico dos países industrializados sobre os continentes

Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Exibir texto da questão

No século XIX, o movimento mais amplo é a Revolução Industrial, cuja força-motora é a Grã-Bretanha, que passa a ocupar, sem o menor esforço, o lugar da Espanha e de Portugal na América do Sul, tanto para escoar seus produtos industriais como para controlar os circuitos comerciais. Os novos Estados endividam-se para comprar as maravilhas da indústria inglesa e os ingleses contentam-se em fazer negó- cios. Em Cuba, as companhias norte-americanas apropriam- -se das terras açucareiras. Pouco depois, as planícies da América Central são atacadas: está nascendo o império ba- naneiro, controlado por Boston. (Marc Ferro. Histórias das colonizações, 1996. Adaptado.) O excerto alude (A) à crise da política colonialista de Portugal e Espanha, marcada pelo liberalismo, diante do triunfo de práticas mercantilistas. (B) ao pioneirismo industrial da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, financiado pelos lucros do monopólio sobre suas colônias sul-americanas. (C) ao imperialismo britânico e estadunidense na América Latina, baseado nas relações mercantis e na intervenção militar. (D) à política de boa vizinhança estadunidense, responsável por sua hegemonia econômica na América Latina em prejuízo dos países ibéricos. (E) ao processo de emancipação das Américas Espanhola e Portuguesa, com a intervenção militar britânica e estadu- nidense no continente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2018)Número Original: 57Código: 6971158

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Manifestações de grandiosidade científica, tecnológica e de poder da Europa no contexto do Imperialismo

Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
Exibir texto da questão

No Segundo Congresso Internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Rouciere-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: “Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou-se a filosofia da terra”. SAID, E. Cultura e política. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o(a) preservação cultural dos territórios ocupados. formação humanitária da sociedade europeia. catalogação de dados úteis aos propósitos colonialistas. desenvolvimento de técnicas matemáticas de construção de cartas. Yo VOO O consolidação do conhecimento topográfico como campo acadêmico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNIVESP - 2021)Número Original: 26Código: 11749103

Prova Objetiva e Redação - Segundo Semestre - Eixo de Computação

Aspectos ideológicos do neocolonialismo contemporâneo europeu sobre outros continentes .f Europa.b

Questão de Vestibular - UNIVESP 2021
Questão de Vestibular - UNIVESP 2021
Exibir texto da questão

Todavia, o que aproximava franceses, ingleses e outros colonizadores, e dava-lhes consciência de pertencerem à Eu- ropa, era aquela convicção de que encarnavam a ciência e a técnica, e de que este saber permitia às sociedades por eles subjugadas progredir. Civilizar-se. (Marc Ferro. Histórias das Colonizações: das conquistas às independências, 1996.) De acordo com o historiador, no final do século XIX, (A) a evolução das diferentes sociedades dependia da fusão entre os saberes dos povos nativos e dos europeus. (B) o domínio de conhecimentos técnico-científicos embasa- va a crença na superioridade dos europeus. (C) a concepção de progresso social baseava-se no rompi- mento dos laços entre colonizados e colonizadores. (D) o ideal de pertencimento à civilização europeia envolvia questões religiosas desconhecidas por outras socieda- des. (E) a diferença entre povo atrasado e povo desenvolvido foi superada pela missão civilizadora do homem branco.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.