Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Consequências do aumento de gás carbônico (CO2) para o ambiente marinho .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP - 2021)Número Original: 30Código: 9147606

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Consequências do aumento de gás carbônico (CO2) para o ambiente marinho .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2021
Questão de Vestibular - USP 2021
Exibir texto da questão

O gás carbônico atmosférico reage com a água do mar conforme detalhado em (1): (I) CO; + H,)0 = H2CO3 = HCO3° + H* As condições ambientais causadas pelo aumento de gás carbônico na atmosfera influenciam em processos caracterizados pela reação (Il) durante o desenvolvimento de diversos organismos marinhos: (II) Ca?* + CO377 = CaCO3 Tendo por base essas afirmações, assinale a alternativa correta: (A) O processo (|) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, comprometendo a estruturação de recifes por interferir na formação dos esqueletos calcários dos corais, conforme a reação (Il). (B) O processo (|) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, comprometendo processos de contração muscular de vertebrados marinhos por diminuir o cálcio livre disponível, como demonstrado em (Il). (C) O processo (I) não altera a alcalinidade da água do mar, mas compromete o processo de formação de conchas de moluscos marinhos, nos quais a estrutura básica é o carbonato de cálcio, produto da reação (Il). (D) O processo (|) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, aumentando o pH e beneficiando o processo demonstrado em (Il), o que favorece o crescimento de recifes de algas calcárias. (E) O processo (1) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, beneficiando os processos de fermentação por bactérias marinhas em regiões de recifes de coral, que são formados pelo processo (Il). Note e adote: Considere o bicarbonato solúvel e o carbonato de cálcio insolúvel.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2015)Número Original: 10Código: 10001361

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Identificação por tabelas (Biologia).t Consequências do aumento de gás carbônico (CO2) para o ambiente marinho .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2015
Exibir texto da questão

Parte do estoque de Carbono da Terra encontra-se na atmosfera, sob a forma de gás carbônico (CO,), e a outra, no tecido dos organismos, além do carbono guardado no subsolo, nas reservas de gás natural, carvão mineral e petróleo. Os oceanos absorvem quase a metade do CO, liberado na atmosfera. No final do século XIX, a concentração de CO; na atmosfera vem crescendo, consequência da queima de combustível fóssil pela indústria, e os oceanos vêm absorvendo esse excesso desde então, ficando saturados. Essa saturação provoca uma mudança química, aumentando a concentração dos íons de hidrogênio (H+). Na tabela abaixo, estão a causa e o efeito dessa alteração nos oceanos. Causa Efeito I- Neutralização A — Aumento da concentração de moléculas de CO, nos oceanos causa a corrosão dos tecidos do fitoplâncton e zooplâncton. II - Alcalinizagao B - Aumento na quantidade de nutrientes provoca a proliferação de fitoplâncton calcário. HI - Acidificação C — Aumento da concentração de carbonato causa o acúmulo excessivo desse composto nos esqueletos e carapaças dos organismos. IV - Carbonização D - Desestabilização das concentrações naturais de carbonato afeta a formação de esqueletos e carapaças dos organismos. V - Eutrofizagao E — Desestabilização do ciclo biogeoquímico causa a desnitrificação da matéria orgânica e o acúmulo de fósforo nos tecidos animais. Assinale a alternativa que correlaciona CORRETAMENTE causa e efeito. a) I-E b) II-C c) WI-D d) IV-A e) V-B


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPR - 2015)Número Original: 1Código: 6340675

Segunda Fase

Consequências do aumento de gás carbônico (CO2) para o ambiente marinho .f Análise a partir da teoria evolutiva da variação de espécies marinhas sem larvas em diferentes latitudes.f Com gráfico de linhas (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2015
Exibir texto da questão

Em seu ciclo de vida, apresentar desenvol vertebrados marinhos podem imento direto ou indireto, no 20 segundo caso produzindo larvas que fazem partedo | u plâncton. No Hemisfério Sul, a ocorrência de | 2 60 espécies sem fase larval planctônica varia em | 5 & função da latitude, como mostrado na figura ao lado. ia 40 EE 20 3 2 o 2 º 20 40 60 so LATITUDE (graus) Adaptada de: Marshall et al. Annu. Rev. Ecol. Evol. Syst. 2012. 4397-114 a) A partir da perspectiva da teoria moderna da evolução, como a associação entre a ocorrência de espécies sem fase larval e latitude pode ser explicada? b) De que maneira o aumento das emissões de dióxido de carbono que tem ocorrido nas últimas décadas pode influenciar essa associação?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?