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  • Aspectos políticos e sociais do Sermão do Espírito Santo pregado por Antônio Vieira no século XVII .f
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1(UNESP - 2021)Número Original: 34Código: 9350700

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos políticos e sociais do Sermão do Espírito Santo pregado por Antônio Vieira no século XVII .f Interdisciplinar

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

De maneira que, assim como a natureza faz de feras homens, matando e comendo, assim também a graça faz de feras homens, doutrinando e ensinando. Ensinastes o gentio bárbaro e rude, e que cuidais que faz aquela doutrina”? Mata nele a fereza, e introduz a humanidade; mata a ignorância, e introduz o conhecimento; mata a bruteza, e introduz a razão; mata a infidelidade, e introduz a fé; e deste modo, por uma conversão admirável, o que era fera fica homem, o que era gentio fica cristão, o que era despojo do pecado fica membro de Cristo e de S. Pedro. [...] Tende-os [os escravos], cristãos, e tende muitos, mas tende-os de modo que eles ajudem a levar a vossa alma ao céu, e vós as suas. Isto é o que vos desejo, isto é o que vos aconselho, isto é o que vos procuro, isto é o que vos peço por amor de Deus e por amor de vós, e o que quisera que leváreis deste sermão metido na alma. (Antônio Vieira. “Sermão do Espírito Santo” (1657). http://tupi.fflch.usp.br.) O Sermão do Espírito Santo foi pregado pelo Padre Antônio Vieira em São Luís do Maranhão, em 1657, e recorre (A) a metáforas, para defender a liberdade de natureza de todos os animais criados por Deus. (B) à ironia, para condenar a escravização de nativos e afri- canos nas lavouras de algodão. (C) a antíteses, para reconhecer a escravização dos nativos como um caminho possível do trabalho missionário. (D) à retórica barroca, para contestar a ideia de que os afri- canos e os nativos merecem a liberdade e a salvação. (E) à retórica clássica, para acusar os proprietários de escra- vos de descuidar dos direitos humanos dos nativos.


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     D     
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