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  • Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f
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1(UNESP - 2023)Número Original: 31Código: 13030634

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Grécia.b Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relacio- na intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica. Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações en- tre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se rea- lizassem as festas de ação de graças como descanso para suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre os homens. (Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.) O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia Antiga, caracteriza (A) a dimensão material dos sentimentos e das ações políti- cas dos homens, sustentada pela filosofia clássica. (B) a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vin- culo desse mito com manifestações de caráter público. (C) a fragilidade do politeísmo perante a lógica e a inca- pacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a sociedade. (D) as origens filosóficas da piedade e do sentimento de cul- pa posteriormente apropriados pelo cristianismo. (E) as matrizes religiosas da democracia grega e o reconhe- cimento por essa democracia da igualdade entre os ho- mens livres.


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2(UPE - 2020)Número Original: 39Código: 10078930

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Grécia.b Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f

Questão de Vestibular - UPE 2020
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Atente ao texto e à figura a seguir sobre o pensamento mítico: Disponível em: https:/Avww.google.com/search?q=o+pensamento+mítico&client Acesso em: jul., 2019. A Filosofia se constituiu por meio de uma passagem do mito ao logos (a razão). Antes do surgimento da Filosofia, a explicação para as questões humanas era fornecida pelos mitos. Podemos conhecer essas explicações lendo obras como Odisseia ou Ilíada, de Homero. (DIMENSTEIN, Gilberto. Dez Lições de Filosofia. São Paulo: FTD, 2008, p. 27.) Com base na figura e na citação acima, o autor ressalta o valor do pensamento mitológico para a explicação acerca das questões humanas. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que a) o pensamento mítico provém mais de regras lógicas e racionais de pouco sentido para as questões humanas. b) o mito expressa o conhecimento de que o homem é senhor de si mesmo, de que é independente do mundo conhecido. c) as explicações fornecidas pelos mitos são incoerentes e sem nenhum sentido para as questões humanas. d) o pensamento mítico compreende uma forma espontânea de o homem situar-se no mundo e na realidade vivida, dando sentido às questões humanas. e) a passagem do mito ao logos se constitui o verdadeiro sentido do pensamento mítico.


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     A     
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3(UNESP- SP - 2020)Número Original: 31Código: 7505927

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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A Odisseia choca-se com a questão do passado. Para perscrutar o futuro e o passado, recorre-se geralmente ao adivinho. Inspirado pela musa, o adivinho vê o antes e o além: circula entre os deuses e entre os homens, não todos os homens, mas os heróis, preferencialmente mortos glorio- samente em combate. Ao celebrar aqueles que passaram, ele forja o passado, mas um passado sem duração, acabado. (François Hartog. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo, 2015. Adaptado.) O texto afirma que a obra de Homero (A) questiona as ações heroicas dos povos fundadores da Grécia Antiga, pois se baseia na concepção filosófica de physis. (B) valoriza os mitos em que os gregos acreditavam e que estão no fundamento das concepções modernas de tem- po e história. (C) é fundadora da ideia de história, pois concebe o passado como um tempo que prossegue no presente e ensina os homens a aprenderem com seus erros. (D) identifica uma forma do pensamento mítico e uma visão de passado estranha à ideia de diálogo entre temporali- dades, que caracteriza a história. (E) desenvolve uma abordagem crítica do passado e uma re- flexão de caráter racionalista, semelhantes à da filosofia pré-socrática.


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