Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Considerações filosóficas sobre o exercício da individualidade e da coletividade nas sociedades contemporâneas .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2018)Número Original: 57Código: 7002253

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Interdisciplinar Considerações filosóficas sobre o exercício da individualidade e da coletividade nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

TEXTO 1 Victor Frankl descrevia o fanático por dois traços es- senciais: a absorção da própria individualidade na ideolo- gia coletiva e o desprezo pela individualidade alheia. “In- dividualidade” é a combinação singular de fatores que faz de cada ser humano um exemplar único e insubstituível. O que o fanático nega aos demais seres humanos é o direito de definir-se nos seus próprios termos. Só valem os termos dele. Para ele, em suma, você não existe como indivíduo real e independente. Só existe como tipo: “ami- go’ ou “inimigo”. Uma vez definido como “inimigo”, você se torna, para todos os fins, idêntico e indiscernível de to- dos os demais “inimigos”, por mais estranhos e repelentes que você próprio os julgue. (Olavo de Carvalho. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, 2013. Adaptado.) TEXTO 2 É necessário questionar a função de amparo identitá- rio de todas as formas de organização de massas — par- tidos, igrejas, sindicatos — independente de seu objetivo político manifesto, de esquerda ou de direita. Não é des- cabido supor que qualquer organização de massas tenha o potencial de favorecer em seus membros a adesão à identidade de vítimas, sendo um sério obstáculo à luta pela autonomia e pela liberdade de seus membros. (Maria Rita Kehl. Ressentimento, 2015. Adaptado.) Os dois textos (A) apresentam argumentos favoráveis a ideias e com- portamentos totalitários no campo da política. (B) defendem a importância de diferenças claras entre amigos e inimigos no campo da política. (C) sustentam que a união dos oprimidos em organiza- ções de massa é mais importante que a individuali- dade. (D) utilizam os conceitos de fanatismo e de identidade co- letiva para questionar o irracionalismo. (E) concordam que o pertencimento ideológico de direita é critério exclusivo para definir o fanatismo político.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?