Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Tempo e espaço.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2018)Número Original: 11Código: 7002386

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Perspectivas filosóficas sobre o conceito de progresso da humanidade no tempo e espaço .f

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

TEXTO 1 O positivismo representa amplo movimento de pensamento que dominou grande parte da cultura europeia, no período de 1840 até às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Nesse contexto, a Europa consumou sua trans- formação industrial, e os efeitos dessa revolução sobre a vida social foram maciços: o emprego das descobertas científicas transformou todo o modo de produção. Em poucas palavras, a Revolução Industrial mudou radical- mente o modo de vida na Europa. E os entusiasmos se cristalizaram em torno da ideia de progresso humano e social irrefreável, já que, de agora em diante, possuíam-se os instrumentos para a solução de todos os problemas. A ciência pelos positivistas apresentava-se como a garantia absoluta do destino progressista da humanidade. (Giovanni Reale e Dario Antiseri. História da filosofia, 1991. Adaptado.) TEXTO 2 O “progresso” não é nem necessário nem contínuo. A humanidade em progresso nunca se assemelha a uma pessoa que sobe uma escada, acrescentando para cada um dos seus movimentos um novo degrau a todos aque- les já anteriormente conquistados. Nenhuma fração da humanidade dispõe de fórmulas aplicáveis ao conjunto. Uma humanidade confundida num gênero de vida único é inconcebível, pois seria uma humanidade petrificada. (Claude Lévi-Strauss. A noção de estrutura em etnologia, 1985. Adaptado.) a) Considerando o texto 1, explique o que significa “eurocentrismo” e por que o conceito de progresso pressu- posto pelo positivismo é eurocêntrico. b) Por que o método empregado pelo autor do texto 2 é considerado relativista? Como sua concepção de pro- gresso se opõe ao conceito de progresso positivista?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 9Código: 7506141

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Diferenças entre os conceitos de tempo natural e tempo cultural dentro de uma perspectiva filosófica .f Sentido de alienação do trabalho e fetiche da mercadoria na sociologia de Marx .f Interdisciplinar

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

TEXTO 1 A distinção entre natureza e cultura leva em conta a maneira como o tempo se realiza: na natureza o tempo é repeti- ção (o dia sempre sucede a noite, as estações do ano se sucedem sempre da mesma maneira etc.); o tempo da cultura é o da transformação (isto é, das mudanças nos costumes, nas leis, nas instituições sociais e políticas etc.). Para vários filósofos e historiadores, a cultura surge quando os homens produzem as primeiras transformações na natureza pela ação do trabalho. (Marilena Chauí. Convite à filosofia, 2005. Adaptado.) TEXTO 2 Em que consiste, então, a alienação do trabalho? Primeiro, que o trabalho é externo ao trabalhador, isto é, não per- tence ao seu ser, que ele não se afirma em seu trabalho, mas nega-se nele, que não se sente bem, mas infeliz, que não desenvolve nenhuma energia física e espiritual livre, mas mortifica seu físico e arruína o seu espírito. O trabalhador só se sente, por conseguinte e em primeiro lugar, junto a si quando está fora do trabalho, e fora de si quando está no trabalho. Ele está em casa quando não trabalha e, quando trabalha, não está em casa. O seu trabalho não é, portanto, um trabalho voluntário, mas forçado. O trabalho não é, por isso, a satisfação de uma carência, mas somente um meio de satisfazer necessidades fora dele. (Karl Marx. Manuscritos econômico-filosóficos, 2008. Adaptado.) a) Com base no texto 1, diferencie “tempo natural” e “tempo cultural”. b) Como Karl Marx entende a alienação do trabalho? Relacione o conceito de alienação do trabalho à noção de “tempo cultural” apresentada no texto 1.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.