Busca de Exercícios - ENEM - Meio Técnico Científico informacional - Agricultura Contemporânea - Agricultura Moderna Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Meio Técnico Científico informacional
  • Agricultura Contemporânea
  • Agricultura Moderna
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 13Código: 3358

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Meio Técnico Científico informacional Agricultura Contemporânea Agricultura Moderna

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Osúltimos séculos marcam, paraa atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, à constituição de um meio técnico-cientifico-informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal Riode Janairo: Record, 2004 (adaptado) A modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico do processo produtivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a O introdução detecnologiaequilibrouo desenvolvimento econômico entre o campo e a cidade, refletindo diretamente na humanização do espaço geográfico nos países mais pobres. O tecnificação do espaço geográfico marca o modelo produtivo dos países ricos, uma vez que pretendem transferir gradativamente as unidades industriais para o espaço rural. O construção de uma infraestrutura científica e tecnológica promoveu um conjunto de relações que geraram novas interações socioespaciais entre o campo e a cidade. O aquisição de máquinas e implementos industriais, incorporados ao campo, proporcionou o aumento da produtividade, libertando o campo da subordinação à cidade. O incorporação de novos elementos produtivos oriundos da atividade rural resultou em uma relação com a cadeia produtiva industrial, subordinando a cidade ao campo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM - 2015)Número Original: 18Código: 6346520

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Consequências do processo de globalização para o mercado de trabalho.m Consequências do processo de globalização para o setor produtivo.m

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
Exibir texto da questão

No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado), Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em: o v Oo oo Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral. Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais. Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados. Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal. Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2007)Número Original: 36Código: 4078

Prova amarela

Agricultura Contemporânea Desemprego Estrutural Estados Unidos.b Agricultura Moderna


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - ENEM 2007
Questão de Vestibular - ENEM 2007
Exibir texto da questão

A respeito da agricultura estadunidense no período de 1948 a 2004, observa-se que O o aumento da produtividade foi acompanhado da redução de mais de 70% dos custos de mão-de-obra. o valor mínimo dos custos de material ocorreu entre as décadas de 70 e 80. a produtividade total da agricultura dos EUA apresentou crescimento superior a 200% a taxa de crescimento das despesas de capital manteve-se constante entre as décadas de 70 e 90. o aumento da produtividade foi diretamente proporcional à redução das despesas de capital. vo oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 1Código: 3573

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Meio Técnico Científico informacional Agricultura Contemporânea Agropecuária Globalização

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural. SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Pauls: Huctoc 1996 Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é @ aredução do processo de concentração de terras. O o aumento do aproveitamento de solos menos férteis. & a ampliação do isolamento do espaço rural. O aestagnação da fronteira agricola do país. & a diminuição do nível de emprego formal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM - 2015)Número Original: 35Código: 6346518

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Avanços tecnológicos implementados no processo de produtivo da agricula.m Brasil.b

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
Exibir texto da questão

Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade. CAETANO, M. O valor de cada gota. Globo Rural, n. 312, out. 2011 A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de monitoramento da produção. valorização do preço da terra. correção dos fatores climáticos. divisão de tarefas na propriedade. estabilização da fertilidade do solo. VOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.