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26(ENEM - 2015)Número Original: 12Código: 6346514

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Fundamentos teóricos sobre o conhecimento no pensamento filosófico de David Hume .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar. HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995. Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que O os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação. o espírito é capaz de classificar os dados da percepção sensível. as ideias fracas resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso. os sentimentos ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória. as ideias têm como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria. v Oo oo


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27(ENEM- BR - 2020)Número Original: 55Código: 9010682

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Kant no contexto do Iluminismo.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Princípios práticos são subjetivos, ou máximas, quando a condição é considerada pelo sujeito como verdadeira só para a sua vontade; são, por outro lado, objetivos, quando a condição é válida para a vontade de todo ser natural. KANT, |. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 2008. À concepção ética presente no texto defende a (A) universalidade do dever. maximização da utilidade. identificação da justa medida. (C) aprovação pelo sentimento. ©) (E) obediência à determinação divina.


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28(ENEM- BR - 2020)Número Original: 57Código: 9010693

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Desenvolvimentos teóricos sobre vida virtuosa na filosofia de Xenofonte.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Há um tempo, belas e boas são todas as ações justas e virtuosas. Os que as conhecem nada podem preferir-lhes. Os que não as conhecem, não somente não podem praticá-las como, se o tentam, só cometem erros. Assim praticam os sábios atos belos e bons, enquanto os que não o são só podem descambar em faltas. E se nada se faz justo, belo e bom que não pela virtude, claro é que na sabedoria se resumem a justiça e todas as mais virtudes. XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. Apud CHALITA, G. Vivendo a filosofia. São Paulo: Ática, 2005. Ao fazer referência ao conteúdo moral da filosofia socrática narrada por Xenofonte, o texto indica que a vida virtuosa está associada à (A) aceitação do sofrimento como gênese da felicidade suprema. moderação dos prazeres com vistas à serenidade da alma. satisfação dos desejos com o objetivo de evitar a melancolia. (C) contemplação da physis como fonte de conhecimento. (E) persecução da verdade como forma de agir corretamente.


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29(ENEM- BR - 2020)Número Original: 72Código: 9010737

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Santo Agostinho .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência. SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado). Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma (A) natureza condicionada. competência absoluta. utilização facultativa. (C) aplicação subsidiária. (D) (E) autonomia irrestrita.


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30(ENEM- BR - 2020)Número Original: 79Código: 9010755

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Interdisciplinar Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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É certo que entramos na era das sociedades de “controle”. Elas já não são exatamente sociedades disciplinares, cuja técnica principal é o confinamento (não somente o hospital e a prisão, mas também a escola, a fábrica, o quartel). A sociedade de controle não funciona por confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea. É evidente que não deixamos de falar de prisão, de escola, de hospital: mas essas instituições estão em crise. DELEUZE, G. Entrevista a Toni Negri. In: O devir revolucionário e as criações políticas. Novos Estudos Cebrap, n. 28, out. 1990 (adaptado). No trecho, ao problematizar as sociedades contemporâneas, Gilles Deleuze está enfatizando a ausência de (A) legitimidade nas redes de informação. autonomia nas ações individuais. padrões na sociedade de consumo. (C) sanções no ordenamento jurídico. ©) (E) inovações nos sistemas educacionais.


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