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1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 98Código: 3890

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Plebeísmo Assonância
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Para o Mano Caetano O que fazer do ouro de tolo Quando um doce bardo brada a toda brida, Em velas pandas, suas esquisitas rimas? Geografia de verdades, Guanabaras postiças Saudades banguelas, tropicais preguiças? A boca cheia de dentes De um implacável sorriso Morre a cada instante Que devora a voz do morto, e com isso, Ressuscita vampira, sem o menor aviso LJ E eu soy lobo-bolo? lobo-bolo Tipo pra rimar com ouro de tolo? On, Narciso Peixe Ornamental! Tease me, tease me outra vez Ou em banto baiano Ou em português de Portugal Se quiser, até mesmo em americano De Natal LJ * Tease me (caçoe de mim, importune-me) Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos LOBÃO. Disponível em: htp:lvagalume uol com.br. “Acesso em: 14 ago. 2000 (acaptado). coloquiais na seguinte passagem: voo o “Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2) “Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3) “Que devora a voz do morto” (v. 9) “lobo-bolol/Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12) “Tease me, tease me outra vez” (v. 14)


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2(ENEM- BR - 2012)Número Original: 117Código: 10821

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Plebeísmo Neologismo
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Cabeludinho Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no Carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha avó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo-mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém. Mas aquele verbo novo trouxe um pertume die noesia à nassa quadra. Aprendi nessas férias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a nãv gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve / que eu não sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solidão do vaqueiro. BARROS, M Memórias inventadas. a infância. São Poui: Planeta, 2003, o autor desenvolve uma reflexão sobre diferentes lades de uso da língua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expressões “voltou de ateu”, “disilimina esse” e “eu não sei a ler”. Com essa reflexão, o autor destaca OQ os desvios linguísticos cometidos pelos personagens do texto. a importância de certos fenômenos gramaticais para o conhecimento da língua portuguesa. a distinção clara entre a norma culta e as outras variedades linguísticas. o relato fiel de episódios vividos por Cabeludinho durante as suas férias. a valorização da dimensão lúdica e poética presente nos usos coloquiais da linguagem. vo oo


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3(ENEM - 2017)Número Original: 33Código: 6888854

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Acho que educar é como catar piolho na cabeça de criança. É preciso ter confiança, perseverança e um certo despojamento. É preciso, também, conquistar a confiança de quem se quer educar, para fazê-lo deitar no colo e ouvir histórias. MUNDURUKU, D. Disponível em: http://caravanamekukradja.blogspot.com.br. Acesso em: 5 dez. 2012. Concorrem para a estruturação e para a progressão das ideias no texto os seguintes recursos: Comparação e enumeração. Hiperonímia e antonímia. Argumentação e citação. Narração e retomada. Pontuação e hipérbole. VOVDOS


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4(ENEM- BR - 2013)Número Original: 121Código: 30760

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Elipse Interpretação de Frases
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês gripe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava "influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto 6, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o virus se apossa do organismo infectado. RODRIGUES, S. Score plas Vea, ão Pao, 30 no. 204 Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é: O “[.]a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre linguas.” © “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe [.. “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens'” O “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper [...) @ “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o virus se apossa do organismo infectado.”


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5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 92Código: 3902

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Plebeísmo
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Gerente — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente — Estou interessado em financiamento para compra de veículo. Gerente — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente? Cliente — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco. Gerente — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma. SORTONHRICARDO, 5. Educação em ingua matoma. “ão Paulo: Pardo 205 (apago) Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido O à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade à iniciativa do clente em se apresentar como funcionário do banco. ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo. ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio. vo oo


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