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Busca de Exercícios - ENEM - Morfologia - Músicas (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 19Código: 7456075

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Expostos na web desde a gravidez Mais da metade das mães e um terço dos pais ouvidos em uma pesquisa sobre compartilhamento paterno em mídias sociais discutem nas redes sociais sobre a educação dos filhos. Muitos são pais e mães de primeira viagem, frutos da geração Y (que nasceu junto com a internet) e usam esses canais para saberem que não estão sozinhos na empreitada de educar uma criança. Há, contudo, um risco no modo como as pessoas estão compartilhando essas experiências. É a chamada exposição parental exagerada, alertam os pesquisadores. De acordo com os especialistas no assunto, se você compartilha uma foto ou vídeo do seu filho pequeno fazendo algo ridículo, por achar engraçadinho, quando a criança tiver seus 11, 12 anos, pode se sentir constrangida. A autoconsciência vem com a idade. A exibição da privacidade dos filhos começa a assumir uma característica de linha do tempo e eles não participaram da aprovação ou recusa quanto à veiculação desses conteúdos. Assim, quando a criança cresce, sua privacidade pode já estar violada. OTONI, A. C. O Globo, 31 mar. 2015 (adaptado). Sobre o compartilhamento parental excessivo em mídias sociais, o texto destaca como impacto o(a) @ interferência das novas tecnologias na comunicação entre pais e filhos. desatenção dos pais em relação ao comportamento dos filhos na internet. distanciamento na relação entre pais e filhos provocado pelo uso das redes sociais. fortalecimento das redes de relações decorrente da troca de experiências entre as famílias. desrespeito à intimidade das crianças cujas imagens têm sido divulgadas nas redes sociais. O © ®


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2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 6Código: 6971140

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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O Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula — “Paz no futuro e glória no passado.” Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge a luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, Es tu, Brasil, O Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Hino Nacional do Brasil. Letra: Joaquim Osório Duque Estrada. Música: Francisco Manuel da Silva (fragmento). O uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é justificado por tratar-se de um(a) WOOO reverência de um povo a seu país. gênero solene de característica protocolar. canção concebida sem interferência da oralidade. escrita de uma fase mais antiga da língua portuguesa. artefato cultural respeitado por todo o povo brasileiro.


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3(ENEM - 2017)Número Original: 9Código: 6888976

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Dois parlamentos Nestes cemitérios gerais não há morte pessoal. Nenhum morto se viu com modelo seu, especial. Vão todos com a morte padrão, em série fabricada. Morte que não se escolhe e aqui é fornecida de graça. Que acaba sempre por se impor sobre a que já medrasse. Vence a que, mais pessoal, alguém já trouxesse na carne. Mas afinal tem suas vantagens esta morte em série. Faz defuntos funcionais, próprios a uma terra sem vermes. MELO NETO, J. C. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (fragmento). A lida do sertanejo com suas adversidades constitui um viés temático muito presente em João Cabral de Melo Neto. No fragmento em destaque, essa abordagem ressalta o(a) inutilidade de divisão social e hierárquica após a morte. aspecto desumano dos cemitérios da população carente. nivelamento do anonimato imposto pela miséria na morte. tom de ironia para com a fragilidade dos corpos e da terra. indiferença do sertanejo com a ausência de seus próximos. VOVOS


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4(ENEM- BR - 2016)Número Original: 120Código: 6624743

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Morfologia Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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Querido diário Hoje topei com alguns conhecidos meus Me dão bom-dia, cheios de carinho Dizem para eu ter muita luz, ficar com Deus Eles têm pena de eu viver sozinho Ld Hoje o inimigo veio me espreitar Armou tocaia lá na curva do rio Trouxe um porrete a mó de me quebrar Mas eu não quebro porque sou macio, viu HOLANDA. C8, Chico. Rio de Jane: isc Fino, 201 (rogmento Uma característica do gênero diário que aparece na letra da canção de Chico Buarque é o(a) diálogo com interlocutores próximos. recorrência de verbos no infinitivo. predominância de tom poético. uso de rimas na composição. narrativa autorreflexiva. @ee0e


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5(ENEM - 2015)Número Original: 108Código: 6344175

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Morfologia Pronomes
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Exmº Sr. Governador: Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928. LI ADMINISTRAÇÃO Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha — um telegrama; porque se deitou pedra na rua — um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela — um telegrama. Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929. GRACILIANO RAMOS RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962. O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor O emprega sinais de pontuação em excesso. O recorre a termos e expressões em desuso no português. @ apresenta-se na primeira pessoa do singular, para conotar intimidade com o destinatário. O privilegia o uso de termos técnicos, para demonstrar conhecimento especializado. @ expressa-se em linguagem mais subjetiva, com forte carga emocional.


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